Secretário Ernani Polo acompanha governador em exercício em vistoria…
Sede Nova e Humaitá, no Noroeste do Estado, contabilizaram muitos prejuízos
Após apresentar uma palestra sobre ações governamentais em Não-Me-Toque,no interior do Estado, o secretário de Desenvolvimento Econômico do RS (Sedec), Ernani Polo, encontrou o governador em exercício, Gabriel Souza, para vistoriar os municípios de Sede Nova e Humaitá, que estão entre os mais de 50 locais atingidos pelo ciclone extratropical. O evento climático chegou ao Rio Grande do Sul entre a noite de quarta-feira (12/7) e a madrugada de quinta-feira (13/7), deixando 261 pessoas desabrigadas, 406 desalojadas e mais de 17 mil cidadãos afetados.
Sede Nova fica a 200 quilômetros de distância de Porto Alegre e declarou calamidade pública devido ao impacto do fenômeno natural. Humaitá fica a 382 quilômetros da Capital e registra, até o momento, 29 pessoas desalojadas, 29 casas e 62 galpões destelhados, totalizando a estimativa de 200 habitantes prejudicados, especialmente da área rural.
O governador em exercício, Gabriel Souza, ressaltou que sancionou a lei que cria a possibilidade de repasse financeiro para as famílias atingidas por eventos climáticos aqui no Estado. Com essa lei, a partir de agora, sempre que houver necessidade de fazer repasses de valor para auxiliar famílias atingidas por eventos climáticos, o governo vai poder emitir um decreto especificando as regras e os critérios para cada situação. “Isso vai nos dar agilidade em todo o processo para fazer com que a ajuda chegue mais rápido lá na ponta para quem mais precisa”, reforçou
Ao lado do governador em exercício, Gabriel Souza, o secretário destacou que, diante de eventos como esse, é necessária uma ação conjunta de todo o governo. “Enquanto agentes públicos, é importante irmos até os locais afetados para ter mais consciência dos estragos causados na vida das pessoas”, disse. Polo ainda disse que, dessa forma, o Estado pode agir de maneira mais assertiva e célere para reduzir os impactos na população, sendo que “muitos são inestimáveis”.