Marinha apresenta propostas de infraestrutura e educação para o…
O Comando do Quinto Distrito Naval da Marinha apresentou duas propostas para o fortalecimento do Polo Naval de Rio Grande e desenvolvimento do setor no RS na tarde de terça-feira (26/9) no gabinete do vice-governador Gabriel Souza. A melhoria da infraestrutura da marítima da região de Rio Grande e a construção de escola de fluviários para a formação de profissionais da Marinha e também embarcações privadas em Porto Alegre foram detalhadas durante a reunião.
As alterações estruturais solicitadas pela Marinha devem ajudar na implementação de docas com airbags, instrumentos que permitiriam uma elevação da capacidade de recebimento de embarcações para conserto e reparação com até 2 mil toneladas, ampliando a geração de emprego e renda regional. Quanto à escola, a intenção é de atender mais de 100 alunos simultaneamente, transformando o RS em um polo educacional para o setor, inclusive com cursos gratuitos. O local previsto para funcionamento é em um terreno de propriedade da Marinha, no Quarto Distrito, zona Norte de Porto Alegre. Atualmente, a oferta para formação de novos marinheiros ocorre apenas nas capitais Manaus, no Amazonas, e Belém, no Pará.
Em reunião coordenada pela diretora-geral do Gabinete do vice-governador, Daniela Machado, o diretor adjunto da Sedec Roger Pozzi, e o assessor institucional, João Seibel. Participaram da reunião o comandante do Quinto Distrito Naval, vice Almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior, os Capitães Marcio Henrique da Silva, Márcio Abel Longo, Leandro Pereira e Dinely e também o representante da Portos RS em Porto Alegre, Matheus de Oliveira.
“Já estivemos reunidos com a Marinha e agora levamos o tema ao Gabinete do vice-governador pela importância e relevância do fortalecimento do setor no RS. O projeto tem o perfil econômico que pode alavancar a região de forma significativa pois Rio Grande já é uma cidade com Pólo Naval consolidado, além de se oferecer também uma proposta educacional robusta para a formação de trabalhadores aqui em nosso Estado”, diz o secretário Ernani Polo.
São dois projetos interessantes e com potencial de retorno econômico e social para o RS. O projeto de construção de uma infraestrutura de docagem na Estação Naval de Rio Grande para fortalecer e injetar recursos na economia local, a exemplo do que já é feito no Rio de Janeiro. E a criação da escola de fluviários no estado que, para além de um projeto de profissionalização, conversa também com o fomento à empregabilidade jovem”, destaca a diretora-geral do gabinete do vice-governador, Daniela Machado.