Governador em exercício Ernani Polo recebe demandas do Hospital…
O governador em exercício, Ernani Polo, se reuniu na tarde desta segunda-feira (25/1), no Palácio Piratini, com representantes do Hospital Bom Pastor, de Santo Augusto e com a secretária da saúde, Arita Bergmann. Na ocasião, foram tratadas questões relacionadas à área da saúde da mulher na região. O presidente do hospital, Davi Ceolin, apresentou a demanda de um mamógrafo digital para a instituição, que hoje conta com um modelo analógico.
Polo destacou a importância do Hospital Bom Pastor. “É uma instituição referência para a comunidade. O Hospital recebe diariamente grande fluxo de pacientes, atendendo também as cidades de São Valério do Sul, Nova Ramada, Chiapetta, Inhacorá, Crissiumal, Humaitá, São Martinho, Coronel Bicaco, executando 130 exames mensais pelo SUS, além dos exames realizados por convênio e os particulares, com possibilidade de ampliar a oferta e cobrir a demanda com melhor qualidade e resultado nos serviços”, disse.
A secretária da saúde reforçou a relevância do hospital e também da atenção ao diagnóstico precoce do câncer de mama. “Em uma nova proposta de incentivos estaduais para os hospitais, que estamos organizando, vamos dar um destaque para os ambulatórios de especialidades, especialmente aqueles em que há demanda reprimida, como o de ginecologia”, disse.
Sobre a demanda do novo mamógrafo, Arita observou que é necessário um reajuste de orçamento. “Temos o orçamento 2021 ajustado, com uma cota mensal organizada. Como a despesa de capital no orçamento de 2021 já está planejada, vamos precisar verificar como viabilizar a demanda do equipamento. Faremos um estudo sobre a possibilidade orçamentária para atender ao pedido”, explicou.
A secretária aproveitou o momento para anunciar o pagamento da competência de dezembro dos incentivos estaduais para os hospitais nesta terça-feira (26/1).
“Vamos fazer o pagamento para 274 hospitais do Rio Grande do Sul. Também estamos trabalhando em uma nova proposta de incentivos para valorizar as regiões de saúde e os serviços próximos do cidadão”, declarou.
Também participaram da reunião o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Cláudio Gastal, o chefe da casa civil, Otomar Vivian, o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, a prefeita de Santo Augusto, Lilian Fontoura, os deputados federais Jerônimo Goergen e Pompeo de Mattos, além de prefeitos, vereadores e lideranças da região.