Fórum de Combate ao Colapso Social e Econômico: ações…
Como minimizar o impacto da pandemia nas cadeias produtivas e na economia? Como preservar vidas, manter os sistemas funcionando e evitar um colapso na saúde? Quais os caminhos para a retomada do desenvolvimento no pós-pandemia? Essas foram algumas questões que se impuseram na pauta da Assembleia Legislativa ao longo de 2020 por conta da pandemia da Covid-19. Elas também motivaram a criação do Fórum de Combate ao Colapso Social e Econômico.
A partir de março, empresários, lideranças de diversos segmentos, autoridades, deputados estaduais, federais e senadores discutiram ideias e ações com esse objetivo, numa ação que reuniu mais de 30 setores produtivos do Estado. Desde o início das reuniões, a preocupação central era o respeito às recomendações das autoridades médicas e a necessidade de manter a roda da economia girando.
As ações do Fórum foram planejadas em três etapas. A primeira era fazer um levantamento dos setores estratégicos para a produção de alimentos e que dão suporte a ela. Depois, identificar alternativas de funcionamento para os setores estratégicos, sem afetar a saúde dos trabalhadores. Por fim, definida a alternativa mais adequada, desenvolver um plano e processos de implementação.
Reunindo entidades de diversos segmentos, o movimento também foi pensado para buscar apoio emergencial de bancos e governos a trabalhadores que enfrentam dificuldades. O principal foco eram autônomos e empreendedores que foram obrigados a interromper suas atividades.
A cada reunião, empreendedores relataram suas dificuldades e propuseram medidas e ações para a retomada gradual das atividades e a recuperação, mesmo que parcial, dos prejuízos.