Final do Freio de ouro reconhece grandes campeões do…
A grande final do Freio de Ouro, competição de excelência da raça de cavalos crioulos, aconteceu no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, com provas de mangueira e na pista principal. O deputado estadual Ernani Polo prestigiou o evento, na companhia do Senador Luis Carlos Heinze, do deputado federal Afonso Hann, do colega deputado estadual Sérgio Turra, dos prefeitos de Esteio Leonardo Pascoal e de Dom Pedrito, Mário Augusto, do presidente da ABCCC, Onécio Silveira, do subsecretário do parque, Gabriel Fogaça, do vereador de Camaquã, Vitor Azambuja e lideranças, em mais um evento de grande qualidade e perícia dos competidores!
” Sem dúvida temos em cada edição do Freio de Ouro a demonstração da perícia e da capacidade dos ginetes. Agora em uma edição que já com presença de público em uma retomada, tivemos um grande e bem sucedido evento”, destaca o deputado Ernani Polo.
Em uma decisão em que os resultados mostraram o equilíbrio entre os animais estreantes e aqueles que já traziam história na modalidade, uma marca ainda inédita foi conquistada por Colibri Matrero, cavalo que se consagra como bicampeão do Freio de Ouro (o segundo da história da prova) apenas um ano após o seu primeiro título, feito que ainda não havia sido alcançado por aqueles que optaram pela defesa de título. De outro lado, uma das éguas mais jovens da disputa, Belle Mandala, superou a acirrada disputa entre as fêmeas e comprovou mais uma vez a força dos exemplares que se destacam no Bocal de Ouro, lá no início do ciclo.
A Final 2021
Em cinco dias de disputa, 82 animais (39 fêmeas e 43 machos) pisaram na arena de provas do Cavalo Crioulo em Esteio, passando pelo olhar criterioso dos dois trios de jurados que atuaram na seleção dos vencedores. Ciro Manoel Canto de Freitas, Manoel Vanderlei Braz Gonçalves e Telmo Raimundi Ferreira foram os responsáveis pelas notas da categoria Fêmeas, enquanto Luís Rodolfo Machado, Telmo de Oliveira Peixoto e Thiago Schilling de Ávila ficaram com o julgamento da categoria Machos. Já a supervisão técnico do evento foi de Luciano Corrêa Passos.
Com informações da ABCCC