Farsul apresenta a deputados a Agenda Legislativa 2021
O deputado estadual Ernani Polo participou, na tarde desta quarta feira (28), da apresentação, por parte da Farsul, da agenda legislativa, tradicionalmente levada pela entidade aos deputados estaduais, para um melhor entendimento das pautas relacionadas ao Agro e os devidos encaminhamentos e trâmites no parlamento gaúcho de projetos de lei.
Na ocasião, por meio do economista Antônio da Luz e demais diretores, foi apresentado um cenário atual do Agro gaúcho, em uma análise do que está representando esta supersafra de grãos de mais de 32 milhões de toneladas, puxada pela soja e que deverá injetar na economia gaúcha mais de 70 bilhões de reais, em uma clara prova de que, mais uma vez, o Agro é a mola propulsora da nossa matriz economica. Também foi ressaltada a importância das reformas aprovadas, consideradas fundamentais para o ajuste fiscal e eliminação do déficit do Estado, bem como a necessidade de mais reformas e projetos que desburocratizem as iniciativas relacionadas ao Agro gaúcho como o PL 260 e outros. Da mesma forma foi ressaltada a a necessidade de investimentos no aumento da safra de grãos, levando em consideração também a ampliação do plantio do trigo, para se estabelecer 2 safras anuais e itens como distribuição de energia no campo, reforço na estrutura de comunicação, investimentos em programa com etanol, e um plano de logística, que leve em conta as 330 mil cargas de carreta a mais que vão ser necessárias para escoar a Supersafra, o que significa melhorar nossa infraestrutura em rodovias e hidrovias.
“ Primeiramente agradeço a todos pelo apoio e pelas orações recebidas neste período em que estivemos tratando da Covid 19. sou muito grato. Estamos alinhados ao que foi apresentado, sobretudo a respeito às reformas. Temos um Estado pujante, rico, com um povo empreendedor. E estamos reescrevendo a história de RS, a partir de mudanças estruturais de modernização da máquina administrativa, que já viemos trabalhando há alguns anos, desde quando estivemos como secretário estadual da agricultura, para atender melhor a sociedade e também ao setor. Cito o projeto da otimização das culturas de inverno, que se encaixa com o pró etanol, com o uso de máquinas e demais estruturas para a safra de inverno, o que sem dúvida é importante para a matéria-prima na produção de suínos e aves. Da mesma forma destaco a importância de investimentos em Infraestrutura de logística, como em rodovias, ferrovias e hidrovias, nas energias renováveis, que podemos avançar muito no RS seja ná eólica, solar, hídrica e biomassa. Estamos e seguiremos em sintonia nos projetos envolvendo o Agro.”, destacou o deputado Ernani Polo.
Estiveram participando da reunião o presidente da Farsul, Gedeão Pereira e os diretores, Luís Fernando Pires, Domingos Lopes, Rodrigo Rizzo, Antônio da Luz, Francisco Shardong, Hamilton Jardim, presidentes de sindicatos, o ex ministro Francisco Turra e Ricardo Santin da ABPA, Rogério Kerber, presidente do Fundesa, além de representantes de cerealistas e de cooperativas, como Nei Mânica da Cotrijal, o presidente da Fecoagro Paulo Pires, além do Chefe da Casa Civil, Arthur Lemos.