Ernani Polo destaca legado de Francisco Turra para o…
Ao participar da troca de comando na ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), nesta quarta-feira (19), o presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo, destacou o legado de Francisco Turra, 77 anos, para o agro brasileiro. Após 12 anos, o ex-ministro da Agricultura passa o presidir o conselho consultivo da entidade, passando a presidência executiva para Ricardo Santin.
Em sua fala na reunião virtual, diretamente de Brasília, Polo disse que Turra era um amigo, um conselheiro de longa data e que, no Ministério da Agricultura, executou diversas ações, em especial o impulso ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). O parlamentar relembrou momentos de atuação conjunta com Turra quando foi secretário estadual da Agricultura e destacou o perfil sério e agregador dele, “com princípios e valores que vêm de berço”. “Hoje não é uma despedida: o senhor cumpriu um ciclo e vai para outro desafio. Não somos imortais, mas podemos ser eternos. Mas só quando deixamos um legado. E o senhor deixou. E vai continuar contribuindo muito ainda com o Estado”, afirmou Polo. O presidente da Assembleia também desejou sucesso a Santin no comando pela entidade. “A ABPA continuará em boas mãos”, disse.
Ao fazer sua manifestação, Turra cumprimentou Ernani Polo pelo trabalho durante a pandemia do coronavírus. “Foi um exemplo ao juntar os agentes do Estado neste momento de pandemia, de unir o Rio Grande do Sul e mostrar a necessidade de mantermos a produção”, justificou, citando que se evitou um problema sanitário sério que seria o descarte de produção como o ocorrido nos Estados Unidos. O ex-ministro disse que seguirá atuando em prol do setor. “Não estou colocando um ponto final, mas ponto e vírgula. Estou apenas reduzindo atividades”, comentou, finalizando que a grande missão do Brasil é produzir alimentos para o mundo.
Na presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, Turra enumerou dados do setor no período em que comandou a avicultura e a suinocultura do Brasil por meio da ABPA, designação utilizada desde 2014. Atualmente, o país é o maior exportador de frango e o quarto de carne suína do mundo. O número de mercados para as aves brasileiras passou de 128 para 144 países; e o de carne suína de 59 para 73. O maior mercado consumidor do planeta, a China, compra 19% do frango e 38% da carne suína produzidos no Brasil.
No evento virtual, o deputado estadual Sérgio Turra, filho do ex-ministro, fez um relato emocionado sobre a trajetória do pai em favor do agro brasileiro.