Em reunião da Assembleia, indústrias de alimentos mantêm diálogo…
Com mediação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ernani Polo, uma videoconferência contou, na manhã desta quarta-feira (27), com a participação de representantes da indústria de alimentos, do setor de proteína animal, do Ministério Público e da Vigilância Sanitária. Os encontros, que se tornaram regulares, têm como objetivo manter diálogo permanente em favor do entendimento entre os setores produtivos e órgãos estaduais.
Ao abrir o encontro, Ernani Polo destacou a importância de se intensificar o contato com quem está na ponta da cadeia da produção de alimentos. “O diálogo permanente é fundamental para o nivelamento de ações e o aprimoramento constante da indústria. Precisamos manter competitivo o setor de alimentos, que faz parte de um mercado globalizado em que cada espaço é disputado centímetro a centímetro”, avaliou.
O procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, comentou a disposição do Ministério Público de acertar protocolos, aparar arestas antes da eventual tomada de decisões mais drásticas em relação ao setor. “Esse fórum de discussão tem que ter sequência para a preservação da saúde e dessa atividade tão importante para a economia do Estado”, disse. A procuradora de Justiça Angela Salton Rotunno, do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, da Saúde e da Proteção Social do MP, acrescentou que a orientação do órgão é a busca pelo consenso, do diálogo e da busca de soluções.
Presidente do Conselho Diretivo da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), Ricardo Santin elogiou a união de forças no Rio Grande do Sul em prol do setor. “Estamos há duas semanas sem interdição de planta alguma, sinal de que as empresas cumpriram com as regras. Prezamos pelo cuidado com a saúde do trabalhador e a segurança alimentar”, informou.
O próximo encontro foi marcado para 3 de junho, 8h30, envolvendo também técnicos das empresas do setor de alimentos e da Secretaria Estadual da Saúde.