Deputados e setor de eventos apresentam sugestões ao governador…
Com a reaceleração dos casos de coronavírus no Rio Grande do Sul, deputados estaduais e representantes do setor de eventos apresentaram sugestões ao governador Eduardo Leite (PSDB) para o enfrentamento da pandemia sem o fechamento de atividades econômicas. Na reunião realizada na manhã desta segunda-feira (7), no Palácio Piratini, o presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo (PP), questionou sobre a ampliação de leitos de UTI para pacientes com covid-19 e mencionou o risco de crescimento dos eventos clandestinos, sem qualquer cuidado e protocolos, com a impossibilidade de os estabelecimentos regulares funcionarem.
O parlamentar também defendeu o retorno da cogestão do modelo de Distanciamento Controlado às prefeituras e a ampliação dos horários de funcionamento do comércio, de bares e restaurantes ao invés da restrição. O argumento é que o fluxo de clientes e frequentadores se dilui ao longo do período de operação em vez de se concentrar em menos horas. “É um drama muito grande que estamos vivendo. Por isso, estamos aqui solidários, tentando juntos encontrar um caminho, uma alternativa para que a gente possa superar esse momento tão difícil que estamos passando”, afirmou o presidente da Assembleia.
No encontro, proposto pela deputada Any Ortiz (Cidadania), vários deputados também reforçaram a necessidade de ampliação dos horários de funcionamento dos estabelecimentos. Empreendedores do setor ainda pediram planejamento e perspectiva para as atividades de fim de ano, para que possam viabilizar e organizar eventos com regras definidas e atenção aos protocolos sanitários vigentes.
O deputado Issur Koch (PP), que é músico, comentou sobre a situação difícil das pessoas envolvidas com eventos, como equipes de apoio, donos de estabelecimentos e artistas. Ele também pediu atenção especial a quem tem quiosques à beira-mar, pelo risco de fechamento da orla litorânea no fim de ano. De 1º a 14 de dezembro, a praia está fechada para o público como forma de prevenir aglomerações e, consequentemente, a disseminação do vírus.
O governador apresentou dados sobre o crescimento do número de casos nas últimas semanas e os riscos de colapso da rede hospitalar no Estado. Leite comentou que as restrições recentes visam a desestimular passeios e reuniões de grupos, medida considerada necessária para diminuir a transmissão do vírus. O governador informou que iria levar os pedidos dos deputados e do setor de eventos ao Comitê de Dados e Gabinete de Crise para análise. “Podem ter certeza que teremos uma análise célere para que, antes de acabar o prazo dos 14 dias do último decreto, em respeito às demandas trazidas aqui e para que possam ter o máximo de previsibilidade”, concluiu o governador.
Também participaram da reunião, presencialmente, os deputados Tenente-Coronel Zucco (PSL), Sérgio Turra (PP), Frederico Antunes (PP), Fábio Ostermann (Novo) e Eric Lins (DEM), além de secretários estaduais e o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior de modo remoto.