Deputados buscam apoio para estancar crise no setor de…
Os deputados que integram a Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa vão procurar o presidente do Legislativo, deputado Gabriel Souza (MDB), a Secretária da Agricultura, Silvana Covatti e o Governador Eduardo Leite para atrair apoio às demandas do setor produtivo de aves, ovos e suínos, afetado pelo alta dos preços dos insumos e falta de estoque regulador de milho. A decisão foi tomada durante reunião ordinária virtual do Colegiado, realizada na manhã desta quinta-feira (13).
As entidades representativas dos produtores, como a Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) e a Associação Sul Brasileira de Produtos Suínos (Asbips), solicitam audiência com o Presidente da República e os Ministros da Agricultura e Economia para requisitar a suspensão temporária da cobrança de PIS/COFINS sobre a importação de milho e soja e a disponibilidade de linhas de créditos para armazenagem ou financiamento de armazenagem alíquotas tributárias.
Conforme o deputado Elton Weber (PSB), a alta do preço dos insumos (milho e farelo de soja) e a falta de estoque regulador têm causado desalojamento dos animais e consequente elevação do preço da carne de aves e suínos. “A situação ameaça o sistema integrado, à beira de um colapso. Há relatos de diminuição de 30% do alojamento”, descreveu. Weber destacou que 90% dos participantes da cadeia sistêmica da proteína animal são produtores familiares.
O deputado Ernani Polo (PP), que coordenou os trabalhos da reunião, disse que a crise pode desestruturar o sistema produtivo gaúcho, especialmente para quem comercializa para o mercado interno, gerando grande desemprego.
Em apoio às reivindicações do setor, também se manifestaram o representante da Famurs, Mário Nascimento, e da Secretaria de Agricultura, Gabriel Fogaça.
Ordem do Dia
No período da Ordem do Dia da reunião, os parlamentares aprovaram o parecer favorável do deputado Zé Nunes ao PL 137/2020, que trata da aquisição de alimentos oriundos da agricultura familiar pelos estabelecimentos penitenciários gaúchos. Ao projeto, de autoria da deputada Silvana Covatti (PP), foi acrescida uma emenda de autoria do deputado relator.
A relevância da proposição e da emenda foi destacada pelos deputados Ernani Polo, Elton Weber, Capitão Macedo (PSL) e pela deputada Zilá Breitenbach (PSDB). O relator, deputado Zé Nunes, assinalou que a proposição reforça a retomada de políticas específicas para a agricultura familiar, que se fortalece através das compras Institucionais.
Com informações da agência de notícias ALRS*