Deputado Ernani Polo ressalta importância de iniciativa do “Programa…
Parlamentar encaminhou tema junto ao setor produtivo do Agro quando esteve como governador interino do Estado em janeiro de 2021
O governo do Estado lançou nesta quarta feira (20), através da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, o programa “Duas Safras”, idealizado por entidades do Agro como Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), visando potencializar a safra de grãos do Estado, com incentivo a aumento de produtividade. O deputado estadual Ernani Polo acompanhou o anúncio da proposta, já tratada pelo parlamentar enquanto esteve à frente do governo do Estado, de forma interina, em janeiro de 2021. Na ocasião, o deputado, então como governador em exercício tratou, em reunião no Palácio Piratini, com entidades do Agro, de pesquisa, instituições bancárias e também com a participação da então ministra da agricultura Tereza Cristina, sobre medidas para otimizar as culturas de inverno, a fim de melhorar a competitividade do Agro gaúcho, contribuindo também com as demandas do setor de proteína animal.
“A otimização das culturas de inverno é fundamental para ampliarmos a produção agropecuária do nosso Rio Grande. Temos um potencial expressivo, especialmente na proteína animal, demanda que aumentou após sermos reconhecidos como um Estado livre de aftosa sem vacinação, abrindo mais portas para exportação. No entanto, os produtores têm dificuldade para alimentação dos animais e cabe ao Estado ser o articulador deste processo de incentivo às culturas de inverno com as instituições financeiras, os setores produtivos e as entidades para que possamos avançar e é esta ação concreta, que já debatemos em 2021, que agora ganha um passo a mais para avançar”, destacou Ernani Polo.
O programa apresentado nesta sexta feira prevê incentivo à produção de grãos com ampliação de área plantada em culturas de inverno, como trigo, triticale e outros cereais, para também garantir e ampliar a demanda por ração animal. Segundo estudos a iniciativa, poderia ampliar significativamente o retorno econômico para o Estado, com aumento de R$ 12,1 bilhões, tendo por base uma safra como a de 2020. O impacto no PIB do Estado seria de 6,92%, representando R$ 31,9 bilhões, além da geração de 24 mil empregos diretos na agropecuária.
Quatro pontos foram indicados como prioritários, sendo eles: cereais de inverno, integração lavoura-pecuária, milho e qualidade dos grãos. Na primeira fase do programa estão previstos 10 fóruns para pontuar, junto a produtores, as características específicas de cada região, visando projetar a próxima safra.
“O programa Duas Safras é uma excelente iniciativa que, além de fomentar o agronegócio, vai movimentar a economia e gerar riqueza para o nosso Estado. Com o programa, teremos um incremento na arrecadação, ao lado da geração de emprego e renda”, destacou o governador Ranolfo Vieira Júnior.
Confira a matéria sobre o tema em reunião no Palácio Piratini enquanto o deputado Ernani Polo esteve como governador em exercício.
👇