Deputado Ernani Polo acompanha senador Luis Carlos Heinze e…
Ricardo Salles vem ao Estado para encaminhar processo de concessões de Parques Públicos
Nesta quinta-feira, 11 e sexta feira 12, o deputado Ernani Polo irá acompanhar o senador Luis Carlos Heinze e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em roteiro na Serra Gaúcha. O objetivo da visita é verificar as condições dos parques nacionais de Canela, São Francisco de Paula e Cambará do Sul. Na agenda, que conta com a presença do governador Eduardo Leite, estão incluídos debates com lideranças locais sobre formalização de concessão dos espaços públicos.
A iniciativa conta com o empenho do senador que é um dos principais articuladores da demanda junto ao governo federal. “O processo de concessão, está sendo aguardado há vários anos pela população da região. Se tudo correr bem, teremos uma modernização dos parques impactando diretamente na gestão dos locais pela iniciativa privada, além de gerar emprego, renda e incremento no turismo”, destacou o senador.
O deputado Ernani Polo colheu assinaturas entre os parlamentares da Assembleia Legislativa em moção de apoio à iniciativa. O documento será entregue ao ministro do meio ambiente. De acordo com o deputado, a implementação do Projeto Geoparque Cânions do Sul, irá promover o desenvolvimento turístico e econômico das regiões dos Campos de Cima da Serra e Litoral: “As assinaturas destacadas no documento, corroboram a viabilização de concessões para o fortalecimento dos parques nacionais Aparados da Serra e Serra Geral e as florestas nacionais de São Francisco de Paula e Canela”, lembrou o parlamentar.
A ação do ministério do Meio Ambiente visa a concessão privada das estruturas da Floresta Nacional de Canela, da Floresta Nacional de São Francisco de Paula e o Parque Nacional Aparados da Serra (Cambará do Sul). O processo licitatório das concessões deverá ocorrer até outubro, segundo o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. “A iniciativa privada terá liberdade para ofertar diferentes e inovadores tipos de serviços, produtos e infraestrutura, aproveitando o potencial máximo que cada unidade possui. Isso valorizará nossos parques, aumentando significativamente a circulação de pessoas, durante todo o ano. Em breve, deveremos fazer o anúncio”, comenta Salles.
Uma das cidades beneficiadas, Cambará do Sul, onde estão localizados os parques nacionais dos Aparados da Serra e da Serra Geral, poderá receber mais um milhão de visitantes por ano com à concessão à iniciativa privada, segundo o prefeito do município, Schamberlaen José Silvestre. Atualmente a visitação é de 230 mil a 250 mil pessoas por ano. “Desde que surgiu a iniciativa de projetos de parcerias público privadas em projetos ambientais, temos trabalhado junto ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e ao ministério do Meio Ambiente para que isso se concretizasse. Estive duas vezes com o ministro, por meio do senador Heinze, que tem sido embaixador desse projeto há vários anos. Esse momento da concessão vai garantir a preservação dos parques e impulsionar a economia, não só para Cambará, mas toda a região e Estado”, disse o prefeito.