Com foco no apoio aos fundos da Criança e…
Com o prazo para a declaração do Imposto de Renda se encerrando em 30 de junho, a campanha Valores que Ficam entra na reta final de sua primeira etapa. A iniciativa, lançada no ano passado pela Assembleia Legislativa, incentiva os contribuintes gaúchos que têm imposto a pagar, no modelo completo de declaração, a destinar até 3% para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente (Funcriança) e outros 3% para os Fundos da Pessoa Idosa.
Nesta segunda-feira (15), às 10h, as lideranças da campanha participarão de uma reunião de mobilização. Na ocasião, o presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo, irá destacar a necessidade de ampla divulgação da iniciativa que apoia instituições em todo o Rio Grande do Sul. “É hora de conscientização e mobilização sobre a relevância deste tema”, afirma.
Apoiador da campanha, o superintendente-adjunto da Receita Federal no Rio Grande do Sul, Ademir Gomes de Oliveira, lembra que cada contribuinte pode destinar até 6% do imposto a pagar para instituições, deixando o recurso circular no Estado. “É muito melhor direcionar o valor às prefeituras, às quais possuem cadastradas entidades de assistência, tanto às crianças quanto aos idosos, para que o município faça o repasse diretamente às entidades, do que desperdiçar este valor”, analisa.
Mesmo quem já enviou o documento à Receita Federal ainda pode contribuir. “Os que já realizaram sua declaração de IR podem fazer uma retificação e solicitar a adesão à campanha”, lembrou Oliveira. No ano passado, foram repassados R$ 35 milhões ao Funcriança. A expectativa para 2020, segundo o superintendente-adjunto, é que o Estado chegue a R$ 50 milhões.
Levantamento recente mostra que pouco mais da metade dos gaúchos enviaram a declaração até o momento. “Como ainda faltam muitas declarações até o fim do prazo, o momento é de mobilização total para conscientizar as pessoas para este ato de solidariedade”, comenta o diretor do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional da Assembleia, Marcos Duarte.