Em iniciativa inédita, Chama Crioula chega à Assembleia Legislativa…
Pela primeira vez, a Chama Crioula se deslocou de Guaíba a Porto Alegre, repetindo a saga dos farrapos em 1835, para marcar o início da Semana Farroupilha. Depois de cruzar o Guaíba a bordo do catamarã, centelhas foram acesas no Palácio Piratini e na Assembleia Legislativa, dando início oficial aos Festejos Farroupilhas de 2020. O deslocamento e a solenidade foram transmitidos ao vivo pela TV Assembleia.
O acendimento da Chama ocorreu em Guaíba, sob o cipreste que está até hoje em frente à Casa de Gomes Jardim, onde foi idealizada a invasão da capital gaúcha na noite de 19 para 20 de setembro. Ao chegar à capital, o candeeiro foi conduzido por cavalarianos até o Piratini, onde o governador Eduardo Leite abriu os Festejos Farroupilhas ao lado do presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo, entre outras autoridades.
Na sequência, uma centelha do fogo foi levada ao Palácio Farroupilha, a sede do Parlamento. A presidente do MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho), Gilda Galeazzi, entregou o símbolo a Polo, dizendo desejar que a Chama representasse a esperança de dias melhores para todos.
“Mesmo de uma forma diferente devido à pandemia, podemos rememorar a nossa história e não deixar passar em branco essa data tão marcante para o Rio Grande do Sul. Que esta Chama possa trazer esperança, união e mais fraternidade entre os gaúchos. Temos diferenças que nos separam, mas nossa sociedade está acima disso”, afirmou o presidente da Assembleia.