Deputado Ernani Polo preside primeira sessão híbrida da história
Após quase nove meses de participação remota, deputados estaduais retornaram na tarde desta terça-feira (1º) ao plenário da Assembleia Legislativa. Conduzida pelo presidente Ernani Polo, a primeira sessão híbrida da história do Parlamento gaúcho contou com a presença física de 17 parlamentares de um total de 55. Até as 15h, outros 30 participavam remotamente, como estava sendo realizado desde o início das restrições impostas pela pandemia, em meados de março. Até a sessão anterior, apenas o presidente participava presencialmente.
Com o uso de máscaras e aplicação de álcool em gel nas mãos, os deputados presentes ficaram separados no plenário por placas de acrílico transparentes, que foram instaladas entre as cadeiras e mesas. “Estamos seguindo rigorosamente todos os protocolos sanitários e recomendações. É um recomeço das nossas atividades presenciais no Parlamento. Vale destacar que a Assembleia nunca parou neste período de restrições. Sempre seguimos com nossas obrigações e nosso trabalho”, afirmou Polo.
O novo sistema permite que os parlamentares registrem presença e seus votos, eliminando a necessidade de fazer a declaração verbal, como vinha ocorrendo até a sessão anterior. A ferramenta, desenvolvida pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da Casa, ainda permite a verificação de quórum, informa os dados dos projetos apreciados e o resultado de cada votação.
Na primeira sessão com sistema híbrido, havia 14 matérias a serem deliberadas. No plenário estava o deputado Sebastião Melo, que deixará o cargo em 1º de janeiro para assumir como prefeito de Porto Alegre. Outro eleito, o deputado Fábio Branco, que irá administrar Rio Grande, participou remotamente.