Assembleia aprova viabilização de internet para 2,4 mil alunos…
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa aprovou, na manhã desta terça-feira (9), a viabilização de internet para 2,4 mil estudantes da Uergs (Universidade do Estado do Rio Grande do Sul) que não têm acesso à rede, pelo período de seis meses. Além disso, o Parlamento irá custear contrato da instituição com a Biblioteca Virtual, para que todos os 6 mil alunos possam acessar os 8 mil títulos disponíveis por 36 meses. A iniciativa, que terá custo total de R$ 650,4 mil, foi apresentada na reunião pelo presidente Ernani Polo.
Pelo projeto da universidade, intitulado Uergs Digital – Acessibilidade Tecnológica, cada aluno receberá franquia de dados de 10 GB (Gigabyte) por mês. A capacidade extra de internet permitirá acesso exclusivo a conteúdos educativos por meio de programas pré-definidos, utilizando plataformas como o Google Classroom (Google Classroom) e Moodle. “A solicitação da universidade estadual vem ao encontro das medidas que temos adotado aqui na Assembleia para proporcionar que alunos que não possuem acesso à rede, possam dar continuidade aos seus estudos durante este momento”, destacou Polo.
Outras ações pela educação
Por meio de um esforço conjunto pela economia de recursos, a Assembleia irá viabilizar R$ 5,4 milhões para a Secretaria Estadual da Educação oferecer internet para que 900 mil estudantes e professores da rede estadual de ensino possam participar de aulas virtuais. O acesso será pelo celular de cada usuário. Os repasses mensais serão feitos de junho a dezembro deste ano.
Outra iniciativa do Parlamento gaúcho foi a cedência da grade de programação da TV Assembleia, até outubro, para a exibição de 40 horas de aulas semanais. O canal transmite aulas de reforço para estudantes do Ensino Médio que estão se preparando para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A iniciativa é resultado de um convênio entre a Assembleia e governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e da TVE.