Assembleia apoia escolha de Porto Alegre para evento da…
O presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo (PP), solicitou apoio da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, para a escolha de Porto Alegre como sede da Terceira Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento. O evento da ONU (Organização das Nações Unidas), que ocorre a cada 20 anos, será realizado novamente em 2022.
O apoio do Parlamento gaúcho foi uma deliberação de reunião do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional, em 12 de fevereiro. Na ocasião, o Grupo Executivo de Acompanhamento de Debates sobre Pessoas Idosas, Pessoas com Deficiência e Pessoas com Doenças Raras informou que há possibilidade de o evento ser realizado no Brasil. A expectativa é que a ministra encampe a ideia e defenda perante a ONU a escolha da capital gaúcha. Em 27 de março, Damares deverá estar no Rio Grande do Sul para um evento.
Nesta quinta-feira (27), o presidente do Conselho do Idoso de Porto Alegre, Lélio Falcão, defendeu a ideia de sediar o evento em reunião com Polo. “A Europa enfrentou o envelhecimento da população num período muito maior, e com mais recursos. Agora, a América Latina e o Caribe estão enfrentando o tema em menos tempo e com menos condições. Faz sentido o evento ser realizado aqui”, argumentou.
Coordenadora do projeto que inseriu Porto Alegre na rede mundial de cidades amigas do idoso da Organização Mundial da Saúde, Elizabeth Corbetta comentou que a cidade é a capital que tem o maior percentual de idosos no Brasil. “Aqui há expertise nas instituições de ensino e pesquisa, há pessoas dedicadas ao envelhecimento”, acrescentou.
A Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento começou em 1982 em Viena, na Áustria. Em 2002, foi realizada em Madri, na Espanha. A expectativa é de que o evento de 2022 atraia mais de 30 mil pessoas de todo o mundo, durante 15 dias.