Operadoras de telefonia móvel apresentam planos de investimento à…
Deputado Ernani Polo coordenou reunião sobre telefonia móvel no Estado
Deputado Ernani Polo (PP) espera obter detalhamento concreto das ações em melhoria da infraestrutura de telefonia móvel para o Estado
Em reunião realizada nesta quarta-feira (12), na Assembleia Legislativa, promovida pela Frente Parlamentar em Defesa dos Consumidores de Energia Elétrica e Telefonia, os integrantes do grupo de trabalho criado para acompanhar as ações em telefonia móvel no RS receberam os planos de investimentos das operadoras para o Estado. A medida havia sido acordada durante audiência pública realizada na AL-RS, com a presença do presidente da ANATEL João Rezende. O coordenador da Frente, deputado Ernani Polo (PP), reforça que a iniciativa foi um passo a mais para um acompanhamento detalhado das iniciativas das operadoras. O deputado sugeriu que todas as operadoras utilizem mecanismos já usados pela Claro e Tim, através de um sinal sonoro, que identifique para qual operadora o consumidor está ligando “ Isto serve de mecanismo para que o usuário saiba se está ligando para um telefone de uma mesma operadora ou não. Assim terá um controle do que gasta”, afirma Ernani Polo.
O grupo, que é formado por representantes dos Ministérios Públicos estadual e federal, OAB, FIERGS, PROCON, UVERGS, defensoria pública estadual, FARSUL, FAMURS, FECOMERCIO, FETAG, Sinditelebrasil, gerência regional da ANATEL e parlamentares, teve acesso aos planos de investimentos da Tim, Claro, Vivo e Oi para o RS. O objetivo é que, a partir de agora, seja realizado um acompanhamento de ações concretas, no sentido de garantir qualidade no serviço, bem como uma maior abrangência do sinal.
A Frente Parlamentar também recebeu do Sinditelebrasil a relação dos municípios gaúchos que possuem legislações que dificultam a instalação de novas antenas.
Os principais pontos levantados durante o encontro foram relacionados às legislações municipais, que, de acordo com o Sinditelebrasil, atravancam a instalação de novas antenas e a elaboração de um plano padrão, com os serviços básicos oferecidos por todas as operadoras de telefonia móvel. A diretora do PROCON de Porto Alegre, Flávia do Canto Pereira, afirmou que o órgão seguirá acompanhando os reflexos das últimas ações junto as operadoras, para obter um diagnóstico mais preciso da reação dos consumidores, projetando para o final do ano a elaboração de um relatório completo.
“ Recebemos os planos das operadoras e agora vamos avaliá-los no grupo de trabalho. Queremos saber específicamente o montante, qual será o investimento em equipamentos, redes e antenas para que, principalmente regiões hoje desabastecidas ou com sinal precário tenham a devida cobertura. Na próxima reunião do grupo de trabalho queremos detalhes concretos da aplicação dos investimentos. Esta reunião com as operadoras foi importante, pois todas vieram e estão dispostas a fazer um trabalho conjunto”, avalia o deputado Ernani Polo.
Foi marcada nova reunião com o grupo de trabalho para que já sejam apresentados, pelas operadoras, investimentos aplicados e em quais localidades.