Avança proposta de criação de “Mapa das Profissões” no…
A proposta estadual da criação de um “Mapa das Profissões” teve progressos significativos durante reunião virtual que aconteceu nesta quinta-feira (7/12). Coordenada pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e com a participação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec) e da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Profissional, o projeto está em fase de construção um acordo de cooperação técnica entre o Estado e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
Neste encontro, houve a definição de um plano de trabalho para a implementação do Mapa das Profissões no Estado, que inclui treinamento de pessoal para coletar dados a fim de monitorar as profissões no Estado. Por esse modelo, haverá recortes regionais por Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) para verificar potencialidades profissionais de cada região do RS, com o estabelecimento de parâmetros como quantidade, maior incidência e déficit profissional, visando ações de governo para geração de emprego e renda de forma mais assertiva, favorecendo o desenvolvimento econômico direcionado ao Estado.
“Nós estamos avançando na estruturação do mapa das profissões, que vai identificar quais profissionais temos, em um primeiro momento, regionalmente. A ideia é chegarmos a ter dados por município, das profissões, dos profissionais disponíveis de cada área, para que possamos elaborar estratégias na atração de investimentos. Será uma ferramenta extremamente importante. O governador Eduardo Leite nos demandou isso e agora estamos avançando com a ABDI, para que tenhamos esses dados em mãos para avançar em iniciativas de desenvolvimento. Para isso, saberemos quais profissionais de cada área estão em determinado município e região, os que estão trabalhando e os que estão disponíveis, com dados que também utilizaremos na futura Agência de Desenvolvimento que estamos estruturando”, diz o secretário Ernani Polo.