Secretário Ernani Polo divulga ações da pasta para empreededores…
Horizontina e Santa Rosa foram visitadas pelo titular da pasta
O projeto de interiorização e aproximação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS (Sedec) segue firme pelos municípios do Estado. Nesta segunda-feira (05/06), o secretário da Sedec, Ernani Polo, participou do Fórum de Desenvolvimento Econômico, em Horizontina, e de uma audiência pública, em Santa Rosa. Pela manhã, em Horizontina, Polo ministrou a palestra com números, ações e mecanismos disponíveis para o estímulo ao empreendedorismo no Estado no evento. Na oportunidade, o vice-presidente do Badesul, Flávio Lammel, e o diretor do banco ,Kalil Sehbe Neto, também apresentaram as linhas de crédito para o setor público e privado.
“A rotina dos empreendedores no país é muito difícil, cheia de desafios, pois enfrentam a concorrência, as condições e influências do mercado em nível nacional e mundial e o poder público precisa ter a sensibilidade de proporcionar sempre melhores condições com mais facilidade e simplicidade a quem empreende”, destacou o secretário em Horizontina.
Em Santa Rosa, Polo foi um dos debatedores da audiência pública proposta pela Frente Parlamentar em Defesa do Setor Moveleiro, presidida pelo deputado Guilherme Pasin, que aconteceu na Indumóveis 2023, no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson. A Indumóveis é um dos principais eventos da região Noroeste, focada em inovação e negócios para fortalecer o desenvolvimento por meio do fomento à engenharia, mobiliário, arquitetura, design e construção. A feira acontece até o dia 11 de junho, conta com 120 expositores e tem perspectiva de receber 50 mil visitantes e gerar R$ 50 milhões em negócios.
O titular da pasta relatou que expôs as possibilidades e oportunidades de desenvolvimento do nosso Estado, como as linhas de crédito para os setores público e privado. “É importante demonstrar as ferramentas disponíveis para quem quer empreender, como o Fundopem, um incentivo fiscal para instalação e ampliação de indústrias e que está sendo muito utilizado”, disse. Polo também ressaltou o trabalho de desburocratização e simplificação para a abertura de novas empresas liderado pela Junta Comercial, que é vinculada à secretaria. “É uma oportunidade de conversar com os empreendedores para receber sugestões do que podemos melhorar nos processos. Esta é a orientação que temos do governador Eduardo Leite e do vice Gabriel Souza para estimular o empreendedor, tornando mais fácil a vida de quem investe e quer emprego e renda aqui no nosso e Estado”, pontua Polo.
POR ALEXANDRE FARINA/ASCOM-SEDEC