RS recebe certificado de Estado Livre de Aftosa sem…
Deputado Ernani Polo ressalta momento histórico para a agropecuária gaúcha
Esta quinta feira (27) foi um dia muito especial para o Rio Grande do Sul, com o reconhecimento de zona livre de febre aftosa sem vacinação, certificado pela Organização Mundial de Saúde Animal. De acordo com o deputado Ernani Polo, ex secretário estadual da agricultura, que acompanhou o anúncio com representantes do setor da proteína animal e servidores da secretaria da agricultura e ministério, será um novo tempo para nossa agropecuária. “ É um grande momento, fruto de um trabalho de décadas, que uniu gestores e técnicos dos setores público e privado para o avanço do status sanitário, o que que permitirá a busca por novos mercados para nossa proteína animal”, diz o deputado.
O reconhecimento de zona livre de febre aftosa sem vacinação foi concedido a diversos países e regiões, durante a 88ª Sessão Geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Esta nova condição fará com que o RS possa acessar mercados importantes como Japão, México, Estados Unidos, China entre outros.
O deputado Ernani Polo destaca o trabalho conjunto realizado entre serviço oficial e entidades para esta conquista: “ É fundamental destacar o trabalho conjunto realizado com entidades ao longo destas duas décadas. Enquanto secretário estadual da agricultura realizamos diversas ações, levando ao Ministério da Agricultura a necessidade de reavaliar nossa condição sanitária, que foi se aperfeiçoando. Nosso reconhecimento a todos os governadores, vices e secretários da agricultura que se empenharam nesta conquista. O Apoio do Fundesa – Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do RS, que investiu na modernização e fortalecimento de nossa defesa agropecuária foi fundamental, bem como o trabalho dos servidores da secretaria e do ministério da agricultura, que se aprimoraram em ações sanitárias de controle e prevenção de enfermidades, condição que precisa ser mantida para não retrocedermos e isso é uma responsabilidade de todos” ressalta o deputado Ernani Polo.
O deputado também criou, na Assembleia Legislativa, em 2019, Frente Parlamentar em Apoio à Evolução do Status Sanitário Animal, que também atuou para viabilizar esta nova condição sanitária.