Lançada Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Gaúcha
Deputado Ernani Polo destaca importância da iniciativa para retomada da competividade
Foi lançada esta semana na Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Gaúcha, por proposição do deputado Dalciso Oliveira, em ato que contou com a presença do presidente da AL-RS, Gabriel Souza, do Chefe da Casa Civil, Artur Lemos, do presidente da Fiergs, Gilberto Petry, deputados, empreendedores e demais lideranças. O deputado Ernani Polo prestigiou o lançamento, realizado no salão Júlio de Castilhos.
A Frente tem, entre seus objetivos, unificar ações em torno de uma política industrial capaz de elevar a competitividade do setor industrial como um todo. De acordo com o proponente da frente, a indústria gaúcha cresceu 12% no primeiro trimestre deste ano em comparação com igual período de 2020, sendo necessário aproveitar o momento de retomada pós-pandemia para corrigir situações que mantêm ainda baixa a competitividade do setor. Burocracia exagerada, insegurança jurídica e infraestrutura precária são alguns dos elementos a serem superados.
O trabalho da frente parlamentar será orientado por cinco eixos temáticos (segurança jurídica, infraestrutura e logística, peso do setor público, inserção externa e sociedade e governança) e será realizado em dez regionais (Metropolitana, Vale do Sinos, Serra, Serra Centro, Vale do Taquari, Central, Planalto, Missões, Campanha e Sul). Em cada uma delas a frente será representada por um de seus integrantes e contará com o apoio do vice-presidente regional da Fiergs.
“Sem dúvida uma iniciativa muito importante que o parlamento gaúcho toma, capitaneada pelo colega deputado Dalciso Oliveira, que estaremos acompanhando, para fomentar o a retomada de nossa economia pós Pandemia através de uma radiografia das principais necessidades do setor no Estado. A Indústria gaúcha é de extrema importância e qualidade em nosso processo produtivo e irá auxiliar muito o RS a recuperar sua competitividade. Por isso o trabalho da Frente Parlamentar será fundamental”, destaca o deputado Ernani Polo.