Ernani Polo comemora aprovação do Pró Etanol
Deputado, que é vice presidente da Comissão de Agricultura da AL-RS destaca importância do programa de fomento à produção do combustível no RS
A Assembleia Legislativa aprovou, na sessão plenária desta terça feira (18), o projeto de lei 292/2020, do executivo, que institui a Política Estadual de Estímulo à Produção de Etanol e cria o Programa Estadual de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Etanol – Pró–Etanol/RS.
O RS já atua na produção de biocombustível, em especial o biodiesel, com nove agroindústrias elaborando esse produto a partir do soja e da canola, porém a produção de etanol a partir da cana de açucar é inexpressiva (0,3% da demanda), sendo toda a produção proveniente de uma única destilaria localizada no município de Porto Xavier.
Desta forma foi construído, ao longo dos anos, proposta para um programa estadual de estímulo a produção de Etanol, a partir de grãos, tubérculos e cana-de-açúcar. O deputado Ernani Polo, que é vice presidente da Comissão de Agricultura da AL-RS, acompanha e estimulou a construção desta iniciativa desde quando esteve a frente da secretaria da agricultura do Estado, onde realizou reuniões com parlamentares, produtores e técnicos da secretaria e Emater, sobre como instituir um programa de fomento ao Etanol, levando a pauta também ao governo do Estado.
“ Esta é uma iniciativa que tratamos enquanto secretário estadual da agricultura e que vem sendo debatida há anos, com um trabalho muito expressivo de mobilização da Frente Parlamentar em Defesa da Produção e Autossuficiência de Etanol, coordenada pelo deputado Elton Weber, em parceria com setor produtivo, entidades e setor público, para estimular a produção de Etanol no Estado. Isto significa, agora com a aprovação da lei e a inclusão de recursos de fomento pelo Estado, proporcionar alternativas de renda para agricultores familiares e a geração de empregos na indústria, com a implementação de plantas para processamento do Etanol. É mais uma alternativa que surge para os agricultores gaúchos, agora visando a produção destinada também ao combustível”, destaca o deputado Ernani Polo.
A produção gaúcha de etanol é inferior a 1% do consumo estadual de 1,5 bilhão de litros/ano. Desta forma o RS necessita adquirir o combustível de outros estados para abastecimento. Com o Pró Etanol, estima-se que a produção para esta finalidade cresça significativamente nos próximos anos.