Setor de eventos encaminha documento ao governo com protocolos…
Texto foi elaborado após reunião conduzida pelo deputado Ernani Polo com o setor e assinado por deputados estaduais
Foi realizada, no último domingo, reunião, organizada pelo deputado Ernani Polo entre deputados estaduais, com a presença do presidente da ALRS, deputado Gabriel Souza e os setores de eventos, que há 14 meses estão paralisados em suas atividades devido a Pandemia do coronavírus, o que resultou em fechamento de diversos estabelecimentos e demissões de profissionais. Neste encontro, foi desenvolvido documento encaminhado pelo setor ao governo do Estado, subscrito pelos deputados, para a retomada das atividades com protocolos definidos.
“Estamos gritando por socorro. Avançamos muito agora com esta construção conjunta, com o apoio dos deputados para que possamos todos voltar a trabalhar”, avalia o músico Loro Silva.
“Compilamos nossas necessidades em equidade com o que já ocorre com os protocolos dos restaurantes. Solicitamos uma retomada imediata e para todos os setores de eventos e que possam seguir funcionando, sem interrupções”, diz Ana Leite, do Inventa Evento.
“Precisamos muito da Assembleia Legislativa. São milhares de pessoas que estão sem trabalho nos eventos e incluo aí os CTGs que estão preparados para a retomada”, diz o músico João Luiz Correa
“Desde o ano passado a gente vem conversando, com os setores de eventos, para encontrar um caminho da retomada de forma responsável. As pessoas precisam trabalhar para sobrevier.
É hora de pensarmos no recomeço ou retomada, cumprindo todos os cuidados e protocolos. É muito mais seguro ter eventos acontecendo com protocolos sendo cumpridos, com a possibilidade de fiscalização, do que hoje como acontece com eventos clandestinos, em locais que trazem muito mais insegurança e risco às pessoas que frequentam. Então buscamos, com esta reunião, alternativas e sugestões para o retorno das atividades, em um documento subscrito pelos deputados de apoio ao setor, já levado ao governo do Estado”, ressalta o deputado Ernani Polo.
“Não há mais condições dos setores econômicos ficarem com suas atividades inviabilizadas com restrições absolutas. Em nenhum país do mundo há restrição sem subsídio do estado na proporção da restrição”, ressaltou o presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza.
Números do setor
Segundo Rodrigo Machado, da Live Marketig RS, a Indústria de Eventos impacta mais de 70 setores da economia e movimenta, anualmente, mais de R$ 209,2 bilhões de faturamento no país, gerando R$ 48 bilhões em impostos. O setor representa: 4,32% do PIB – 60 mil empresas em toda a cadeia de serviços – 1 milhão 893mil empregos diretos e terceirizados, 590 mil eventos realizados – 203 Milhões de participantes nos eventos. Estima-se que o setor de eventos tem crescido em média 6,5% ao ano, no período de 2013 a 2019.
Estiveram presentes na reunião além do deputado Ernani Polo e do presidente da ALRS, deputado Gabriel Souza, os deputados, Frederico Antunes, Luiz Marenco, Zé Nunes, Zilá Breitenbach, Any Ortiz , Paparico Bachi, Issur Koch, Fábio Ostermann, Giusepe Riesgo, Fran Somensi, Sérgio Turra, Tenente Coronel Zucco, Luis Augusto Lara, Carlos Búrigo, Beto Fantinel, Vilmar Zanchin, Klair Kuhn, além do deputado federal Jerônimo Goergen. O ex deputado Luis Roberto Ponte, atual presidente da OSPA também participou da reunião.