Presidente Ernani Polo realiza plantação de Oliveira nas dependências…
Ato simboliza a parceria do parlamento gaúcho para o desenvolvimento do setor no Estado
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ernani Polo realizou nesta quarta-feira, (27), a plantação de uma árvore símbolo da Olivicultura na entrada principal do Parlamento gaúcho. A iniciativa é de aproximar ainda mais o parlamento do setor, para o fortalecimento da olivicultura no Estado, que vem crescendo bastante. O ato contou a presença do presidente da Ibraoliva, Paulo Marchioretto, além do empresário e um dos maiores produtores de azeite, Luiz Eduardo Batalha, Eudes Marchetti, produtor, ex presidente do Ibraoliva e responsável pela doação da muda e demais empresários do setor.
Polo destacou que este é um trabalho de valorização da Olivicultura no Rio Grande do Sul, que veem de muitos anos, envolvendo muitas pessoas, secretários de Agricultura que pela secretaria passaram. “Desde o início dos anos 2000, o setor vem numa evolução crescente, produzindo produtos de altíssima qualidade, que estão ficando nas primeiras colocações nos melhores concursos do mundo. Então, o nosso azeite é de extrema qualidade, com diversas marcas. Este é um gesto na condição de presidente da Assembleia, junto a mesa diretora e o IBraoliva tomamos essa decisão e atitude de plantar uma oliveira, uma árvore, que simboliza todo potencial da olivicultura, que agora também já caminha para Olivoturismo. Hoje já temos dez propriedades recebendo turistas dentro desta ideia”, ressaltou o presidente.
Durante sua gestão na Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação, de 2015 a 2018 foi implementado o Pró Oliva, programa de desenvolvimento da olivicultura no RS. Também foi criado, a partir do incentivo da pasta ao setor, o Ibraoliva, Instituto Brasileiro da Olivicultura. Outra iniciativa surgida a partir do envolvimento com o setor foi a criação da Rota das Oliveiras, para estímulo ao Olivoturismo, por proposição do deputado Ernani Polo, através da lei n º 15309/2019.
Paulo Marchioretto afirmou que hoje o Brasil é um segundo maior importador de azeite, e que mesmo com a pandemia o mercado teve crescimento. “Atualmente são aproximadamente 7 mil hectares plantados, com cerca de 250 produtores, 12 fábricas de azeite e 40 marcas”, disse.
Luiz Eduardo Batalha destacou que uma oliveira dura em média 200 anos, e que no Rio Grande do Sul é dos grandes negócios. “A oliveira não concorre com a soja, com o arroz, sempre haverá um canto onde você pode plantar uma oliveira”, salientou.
No encontro, também estiveram presentes, o chefe da Casa Civil-RS, Otomar Vivian, o vice-presidente da Assembleia, deputado Zé Nunes, o coordenador das Câmaras Setoriais da secretaria da agricultura, Paulo Lipp, o diretor da Seapdr, Gabriel Fogaça.