ASSEMBLEIA, SECRETARIA ESTADUAL DE TURISMO E ENTIDADES DISCUTEM AÇÕES…
Nesta quinta-feira (21), foi realizada reunião de trabalho na Assembleia Legislativa, conduzida pelo presidente, deputado Ernani Polo, com o Secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado, Rodrigo Lorenzoni e Entidades, para tratar sobre ações de incentivo ao turismo.
O presidente da Assembleia contextualizou a situação do setor diante da pandemia, duramente afetado pela crise. Segundo Ernani Polo, está sendo finalizada a construção de uma campanha que surge como alternativa para contornar a grave situação da área do Turismo no RS.
“Durante o Fórum de Combate ao Colapso Social e Econômico, surgiu a necessidade de buscar o enaltecimento daquilo que é nosso, daquilo que é daqui. Lançamos então a campanha “Escolha de Valor”, uma espécie de guarda-chuva para as demais ações em prol da valorização dos produtos e serviços locais” explicou.
De acordo com o presidente, as áreas que envolvem turismo, eventos e cultura de um modo geral, somam um número significativo de empregos formais e informais. “Pensando no volume de empregos prejudicados com a crise gerada pelo coronavírus, no final do mês de outubro de 2020, tivemos a ideia de desenvolver uma campanha focada no setor, para ser lançada em dezembro, momento em que a pandemia estaria controlada. Porém, não foi o que aconteceu. Ao contrário do que parecia, os casos de contaminação pela doença aumentaram ao invés de diminuir e não tivemos como levar a ideia adiante”, lembrou.
No atual momento, entretanto, o deputado explicou que as ações de recuperação do setor já estão alinhadas e, assim que possível, poderão ser aplicadas imediatamente, para que os gaúchos conheçam as potencialidades do Rio Grande.
Após a contextualização da crise do setor, foi apresentado ao grupo, através do superintendente de Comunicação e Cultura da Assembleia Legislativa, Alexandre Farina, o conceito da campanha que está em desenvolvimento, visando a divulgação de peças publicitárias nos veículos de comunicação e nas redes sociais, que fomentem o turismo local no RS.
Segundo o secretário estadual do Desenvolvimento Econômico e Turismo do RS, Rodrigo Lorenzoni, o trabalho em conjunto que vem sendo realizado em parceria com o Parlamento, tem sido decisivo para a recuperação do setor. “Já captamos, via Ministério do Turismo, 500 mil reais para aplicar em ações que fortaleçam este ramo que agrega tantos outros”, manifestou.
Para o CEO do Transforma RS, Ronald Krummenauer, o incentivo ao turismo é fundamental para a recuperação do Rio Grande do Sul como um todo: “Precisamos estimular aquilo que gera emprego e renda para o Estado. O setor do turismo é um dos que mais pode ajudar no resgate da nossa economia”, lembrou.
A vice-presidente do Transforma RS, Gabriela Schwan, contribuiu com a pauta mencionando que os setores de turismo e lazer já começou a tomar um caminho de retomada. “O câmbio do euro e dólar acaba por fortalecer o turismo regional, aquele que se dá em torno de 300 e 500 quilômetros, vai se fortificar muito em um futuro próximo. Precisamos, portanto, apostar neste segmento”, argumentou.
O vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (Abrav), João Augusto Machado, disse que o turismo foi uma das áreas que mais sofreu com a pandemia, mas que aposta na união entre os poderes e as entidades para a criação de ações que ajudem a recuperar os trabalhadores da área.
A presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Fernanda Tartoni, relatou as dificuldades enfrentadas pelo setor em função da pandemia e apostou na veiculação da campanha nas redes sociais como uma boa forma de disseminar a ideia de turismo local.
O Coordenador técnico na Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Mário Nascimento, disse que a primeira coisa a ser feita é incentivar que as pessoas usufruam do local onde vivem, o turismo local. “Turismo é um ecossistema que emprega um grande número de pessoas, gerando emprego e renda. E, neste momento, a possibilidade de recuperação reside no turismo local”, afirmou.
O consultor em Turismo Marcos Matos, que participou de forma remota, lembrou que além da campanha de retomada do turismo, é preciso que haja uma articulação para buscar recursos junto ao governo federal para a veiculação da campanha, tanto nos veículos de comunicação quanto nas redes sociais.
O grupo irá se reunir posteriormente para alinhar ações para dar continuidade ao desenvolvimento da campanha.