Ernani Polo destaca ações do Parlamento no combate à…
Em sua primeira agenda em Brasília, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ernani Polo, destacou as principais ações do Parlamento no combate à crise gerada pelo coronavírus, como a criação do Fórum de Combate ao Colapso Social e Econômico. A fala aconteceu na manhã desta segunda-feira (17), durante o “Café com a Presidente”, encontro virtual promovido pela Abrig (Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais) na Região Sul, que tratou do tema o tema: Relações Institucionais e Governamentais e os Desafios Empresariais.
“Procuramos com o Fórum criar um ambiente de diálogo para ouvir os representantes dos setores e propor protocolos para construir alternativas visando enfrentar este momento, aliando o cuidado com a saúde e a vida das pessoas sem descuidar das consequências para os setores produtivos do comércio, indústria e serviços, para que as coisas andem com mais simplicidade e agilidade”, frisou.
Para o parlamentar, a única forma de enfrentar uma crise desta magnitude é com diálogo e equilíbrio. Neste sentido, a cada reunião do Fórum, empreendedores relatam dificuldades de empresas e setores e propõem medidas e ações para a retomada gradual das atividades e a recuperação, mesmo que parcial, dos prejuízos.
Fruto dessas discussões, o Fórum proporcionou a criação do protocolo de procedimentos para o funcionamento dos estabelecimentos comerciais, elaborado pela Fecomércio, que foi considerado pelos técnicos do governo para a elaboração de decretos com normas para as atividades econômicas.
Ernani Polo também mencionou a competitividade como forma de superar o momento de dificuldade: “A competitividade é a palavra-chave de nossa gestão à frente do Parlamento. Ela é, sem dúvida, o diferencial em países desenvolvidos. Precisamos reduzir a burocracia para que o Rio Grande do Sul retome seu crescimento, pois, apesar da força empreendedora gaúcha, as últimas décadas têm registrado recuos em investimentos que estão vinculados à excessiva tributação, além de outros fatores”, destacou.
Também participaram do evento, moderado pela presidente da Abrig, Carolina Venuto, e pela diretora da ABRIG na Região Sul, Luciana Franco Goelzer, o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Pereira; o presidente do Grupo Amanhã, Jorge Polydoro; o vice-presidente do Grupo RBS, Marcelo Rech; o representante do Transforma RS, Ronald Krummenauer; e a presidente da Federação das Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), Simone Leite.