Executivo e Legislativo debatem, em videoconferência, alternativas para minimizar…
Na noite desta quinta-feira (9), o governador do Estado, Eduardo Leite apresentou, juntamente com secretários estaduais, em reunião por videoconferência, dados atualizados sobre os impactos do Covid-19, principalmente nas áreas da saúde e da economia, aos 55 deputados.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ernani Polo, sugeriu ao Executivo a criação de uma campanha para incentivar o uso de máscara por toda a população gaúcha: “a máscara tem dupla finalidade: evita a disseminação do vírus e também a contaminação. Esta seria mais uma medida de precaução para buscar o retorno gradual das atividades, além de proporcionar ao setor da indústria têxtil e calçadista uma alternativa para gerar empregos” propôs o parlamentar.
Ernani Polo destacou ainda que o objetivo é manter o foco no cuidado com a saúde e a vida da população e, com equilíbrio, critérios e regras, através de protocolos, buscar uma retomada gradativa do setor produtivo, nas áreas do comércio, serviços e indústria. O tema vem sendo tratado desde o dia 26 de março pelo Fórum de Combate ao Colapso Econômico do Rio Grande do Sul, grupo formado por parlamentares e dirigentes de entidades do setor empresarial.
O parlamentar falou sobre a necessidade de seguir com as ações na área da saúde e manifestou sua preocupação com o aumento da taxa de desemprego: “Tenho recebido dezenas de ligações de empreendedores e prefeitos de municípios do interior do estado, onde relatam um aumento do desemprego, em decorrência do fechamento de pequenas e médias empresas. A situação é dramática”, lamentou.
O presidente citou o exemplo da cidade de Santa Rosa, que, segundo uma projeção da Associação Comercial Industrial, Serviços e Agropecuária – ACISAP, presidida por Odaylson Eder, até o dia 15 de abril, serão mais de mil desempregados no município. “O desemprego compromete o bem-estar das famílias, aumenta a violência, gerando mais criminalidade e colocando em risco a vida de todas as pessoas”.
Durante o encontro, o governador sancionou as quatro leis relacionadas ao Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPERGS), aprovadas ontem na Sessão Plenária. Os textos já foram publicados no Diário Oficial do Estado.
Ao final da reunião, o governador sinalizou que está analisando o documento entregue pelo parlamentar, juntamente com os presidentes da Fecomércio, Luiz Carlos Bohn, da Fiergs, Gilberto Porcello Petry, da Federasul, Simone Leite e do Lide-RS, Eduardo Fernandez, que trata-se de um protocolo de funcionamento dos estabelecimentos comerciais elaborado pela Fecomércio, a partir das reuniões do Fórum de Combate ao Colapso Econômico, com objetivo de orientar empresários do setor de comércio, serviços e turismo sobre formas de evitar o contágio do coronavírus dentro dos estabelecimentos, com destaque para a intensificação do uso de máscaras: “Estamos avaliando as sugestões expostas no protocolo. Vamos seguir coletando informações para fazer um cruzamento de dados, visando uma retomada segura e respaldada pela ciência”, encerrou.