Deputados são homenageados pela Associação dos Veteranos da FEB
Cinco deputados estaduais receberam, na noite desta quinta-feira, a Medalha Monte Castelo, oferecida pela seção gaúcha da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária
Brasileira e a Assembleia Legislativa. A celebração alusiva ao 75° aniversário da Tomada de Monte Castelo foi proposta pelo Tenente-coronel Zucco (PSL), um dos agraciados. A distinção foi entregue ainda a Ernani Polo (PP), presidente da Assembleia Legislativa, Edson Brum (MDB), Elton Weber (PSB) e Issur Koch (PP).
A solenidade, realizada no Memorial do Legislativo, foi prestigiada por militares e civis, inclusive Elmo Diniz, 98 anos, que lutou na Tomada de Monte Castelo, na Itália, episódio que mudou a história da Segunda Guerra Mundial. Diniz recebeu uma placa em homenagem e agradecimento pelo ato heroico.
Zucco lembrou que a parte final da batalha na Itália aconteceu em fevereiro de 1945. As tentativas de tomar a região haviam se iniciado em novembro de 1944. Três meses depois, os soldados brasileiros conseguiram, sob frio de 15°C negativos e certo desconhecimento do relevo da região, derrotar as forças de Adolf Hitler. Dos mais de 25 mil combatentes da FEB, morreram 450 soldados, 13 oficiais e oito pilotos. Outros 12 mil ficaram feridos. A tomada de Monte Castelo permitiu o avanço das tropas aliadas rumo ao norte da Itália e a posterior derrota do regime nazista.
Em discurso, Polo destacou a trajetória dos combatentes que saíram vitoriosos da Itália e ajudaram a acabar com a Segunda Guerra. O presidente da Assembleia disse que estava emocionado com os relatos apresentados em vídeo e nas falas dos militares sobre o episódio. “Momento especial e rico da nossa história e de resgate dos combatentes que atravessaram o Atlântico para resgatar a democracia, a paz e a soberania dos povos. A tomada de Monte Castelo foi um ato heroico”, afirmou.