
Presidente da Assembleia intermedeia obra no Vale do Taquari
O presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo (PP), reuniu na manhã desta segunda-feira, na Sala da Presidência, governo do Estado, Prefeitura de Lajeado e a empresa BRF para tratar de uma obra considerada fundamental no município do Vale do Taquari. A necessidade é construir duas vias laterais na ERS-130 e uma trincheira para separar o tráfego local com o da rodovia. O objetivo é chegar a um acordo para que a empresa execute a obra por meio da compensação de ICMS a pagar.
O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, explicou que o trecho de 1,47 quilômetro de extensão tem fluxo intenso por ser ligação a municípios vizinhos e por concentrar acessos a grandes empresas, como a BRF, onde trabalham 2,5 mil pessoas. “As vias laterais serão importantes para separar o fluxo pesado da rodovia com o local, dando mais segurança aos trabalhadores”, comentou.
Com alterações sugeridas pela prefeitura, o custo da intervenção no projeto básico caiu de R$ 40 milhões para R$ 10 milhões, aproveitando o relevo da região para fazer uma passagem subterrânea. Em oito meses seria possível executar as vias laterais, segundo o prefeito. Rafael Santos, relações institucionais e governamentais da BRF no RS, informou que já há uma avaliação prévia para a execução, mas o tema ainda precisará passar pelo conselho.
Ao lado do secretário estadual de Governança e Gestão Estratégica, Claudio Gastal, Polo explicou que se busca a alternativa mais rápida e viável para formalizar um acordo. Uma possibilidade é incluir a obra no PIAA (Programa de Incentivo ao Acesso Asfáltico), em que a empresa pode usar para a obra até 5% do ICMS a ser pago, ou fazer uma parceria nos moldes da feita com a John Deere, em Horizontina. Na cidade, a multinacional fará um anel viário e poderá abater o investimento do ICMS. “O problema de tráfego não afeta somente Lajeado, mas todos que passam pelo local”, destacou o presidente da Assembleia.
Gastal informou que fará a interlocução com todas as esferas estaduais envolvidas no projeto, como a Secretaria da Fazenda, Daer e EGR, para apresentar a melhor alternativa. O trecho da obra estará contemplado no programa de concessões do governo de Eduardo Leite, que deverá ser tratado ao longo deste ano.
Acompanharam a reunião, ainda, o deputado Sérgio Turra (PP) e o vereador de Lajeado Lorival Silveira (PP).