Notícias - Ernani Polo
Publicada em 28/05/2018.

Governo analisa alternativas para qualificar presídios nos Campos de Cima da Serra

Na manhã desta segunda-feira (28), o deputado Ernani Polo participou de audiência no Palácio Piratini, ao lado do governador José Ivo Sartori, do secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer e de representantes dos municípios dos Campos de Cima da Serra para tratar da qualificação do sistema prisional na região. O governo se propôs a analisar a necessidade de reformar, ampliar ou construir um novo presídio.

 

 Ficou definida a criação de um grupo de trabalho, entre o governo do Estado e os representantes da Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra (Amucser), para dar andamento às negociações. O promotor de Justiça Rodrigo Sander, titular de Seberi, ficará à frente das reuniões em nome da região.

 

Uma próxima reunião deve acontecer no mês de junho, sem data definida. Nesse encontro, já se deve ter uma análise técnica de todas as áreas disponíveis para a construção. O município de Vacaria deve enviar à Secretaria da Segurança Pública (SSP) o levantamento da área de oito hectares que a cidade pode doar para erguer o novo presídio.

 

Segundo o secretário Schirmer, depois de uma análise detalhada de todas as áreas é que se vai decidir "se vamos fazer um presídio novo, e se tem dinheiro para isso, ou se vamos ampliar e reformar o atual". Ele frisou as dificuldades financeiras enfrentadas pelo Estado, lembrando que parcerias público-privadas também serão avaliadas para viabilizar a demanda. "O quadro do sistema prisional do Rio Grande do Sul não é diferente no resto do país", enfatizou.

 

Sartori também afirmou que primeiro será feito um levantamento completo e análise de todas as possibilidades para depois a decisão ser tomada. "Vamos fazer um trabalho conjunto e a partir da construção desse grupo de trabalho alinharemos todas as demandas com a SSP". O governador elogiou a flexibilidade, tolerância e capacidade do grupo em arrumar alternativas com o governo e a comunidade para solucionar o problema.

 

 O presidente da Amucser e prefeito de Esmeralda, Ailton de Sá, disse que o grupo de trabalho facilitará a locução entre Estado e municípios. "A associação também ficou responsável por enviar um levantamento de todas as áreas que o Estado têm nos municípios para negociação futura, caso haja parceria entre setor público e privado", afirmou.

 

Presenças

Participaram os deputados estaduais Tiago Simon; Ronaldo Santini; Catarina Paladini; Sérgio Turra e Ernani Polo; os prefeitos de Vacaria, Amadeu Boeira; de André da Rocha, Sergio Carlos Moretti; de Bom Jesus, Frederico Arcari Becker; de Campestre da Serra, Moacir Zanotto; de Ipê, Valério Marcon; de Jaquirana, Marcos Finger Pires; de Monte Alegre dos Campos, Hildebrando de Almeida; de Muitos Capões, Rita de Cassia Campos Pereira; de Pinhal da Serra, Anderson de Jesus Costa; e de São José dos Ausentes, Ernesto Valim Boeira; o presidente da Câmara Municipal de Vacaria, vereador Mauro Schiler; o vereador de Vacaria Marcelo Dondé; o delegado Regional de Polícia Civil, Carlos Alberto Defaverí; e o presidente do Corede, Alesandro Dalasanta.

 

Com informações de Cassiane Osório e Gonçalo Valduga/Secom

COMPARTILHE ESTA PÁGINA


<< voltar
Cadastre-se e receba todas as novidades do Deputado Ernani Polo.
Acompanhe na rede
Onde nos encontrar
Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 11º andar - Sala 1102
Fone: 51. 3210.1711
email - ernani.polo@al.rs.gov.br