Notícias - Ernani Polo
Publicada em 25/05/2018.

Deputado Ernani Polo destaca novo status sanitário brasileiro

País recebeu nesta quinta feira (25) na OIE certificado de área livre de aftosa com vacinação

O setor agropecuário gaúcho e brasileiro viveu um grande momento nesta quinta-feira (24), em Paris. O Brasil recebeu, através do ministro da agricultura, Blairo Maggi, durante a 86ª reunião da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), certificado que lhe confere o status de livre da febre aftosa com vacinação. Esta nova condição sanitária, estendida a todos estados, além de Santa Catarina considerada livre sem vacinação, recebe o destaque do deputado estadual Ernani Polo, que quando secretário da agricultura, pecuária e irrigação do RS, atuou para a elevação do status sanitário do RS, buscando junto ao Mapa o fortalecimento da defesa agropecuária visando um controle sanitário cada vez maior ao Estado.

“ Esta é uma grande notícia para o País, pois reconhece o esforço do ministério da agricultura, dos Estados e das entidades, na busca pela condição da elevação do status sanitário nacional. Ainda como secretário estadual da agricultura, solicitamos auditoria do Ministério da Agricultura para verificação da condição atual sanitária do RS, para que possamos, a partir disso, antecipar a retirada da vacinação contra a doença, o que nos possibilitará prospectar novos mercados ao setor da proteína animal”, ressalta o deputado Ernani Polo.

 “O Brasil vem numa luta, em um programa de mais de 60 anos para erradicar essa doença e, nos últimos anos, fez um esforço muito grande para finalmente resolver o problema. A partir desse reconhecimento, o Brasil tem novo status no mercado mundial e poderá acessar mercados que ainda estão fechados. Ao mudar seu status você tem mais gente para conversar, mais países para comercializar”, disse o Ministro Blairo Maggi.

Retirada da vacinação

Programa elaborado pelo Ministério da Agricultura junto com produtores prevê que até 2023 deverá ser possível cessar a vacinação no país, iniciando a retirada da vacina contra aftosa já a partir do ano que vem.

COMPARTILHE ESTA PÁGINA


<< voltar
Cadastre-se e receba todas as novidades do Deputado Ernani Polo.
Acompanhe na rede
Onde nos encontrar
Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 11º andar - Sala 1102
Fone: 51. 3210.1711
email - ernani.polo@al.rs.gov.br