Notícias - Ernani Polo
Publicada em 15/05/2018.

Deputado Ernani Polo colhe assinaturas para Frente Parlamentar em Defesa dos Rodeios

Iniciativa tem por objetivo a defesa destes eventos no Rio Grande do Sul

                O deputado Ernani Polo está criando na Assembleia Legislativa do RS a Frente Parlamentar em Defesa dos Rodeios. O objetivo da iniciativa é defender esta manifestação cultural, já arraigada as tradições do Rio Grande do Sul. Os eventos equestres praticados atualmente no Brasil, muitos em zona urbana, tiveram origens no meio rural e por isso precisam ser ressaltados e contextualizados como marca principal e diferencial em relação a outros esportes, na medida em que lhe imprimem uma natureza cultural.  

Entre esses eventos equestres destaca-se os Rodeios Crioulos com origem no Rio Grande do Sul, componentes da cultura popular sul-riograndense.

Com forte matriz cultural, eventos como rodeios, passaram a atrair grandes públicos. Com o tempo foi necessário regular esses eventos por questões de segurança e também quanto aos aspectos de defesa sanitária e de bem-estar dos animais, inclusive com a participação do Ministério Público, dos agentes de defesa sanitária, dos Conselho de Medicina Veterinária e da OAB, além das entidades da sociedade civil diretamente envolvidas com os eventos equestres.

O objetivo da Frente Parlamentar é defender a realização dos rodeios, tanto no Rio Grande do Sul, como somar esforços para que seja implementada em outros Parlamentos, em uma mobilização nacional em defesa de eventos culturais históricos, como preservação da tradição, especialmente ao povo gaúcho.

“Queremos a preservação de eventos equestres, como rodeios e cavalgadas, tendo em vista de que há uma mobilização em Brasília, através de um projeto de lei que está tramitando que proíbe estes tipos de eventos. Rodeios e Cavalgadas fazem parte de nossa cultura gaúcha, ocorrendo não só no RS, mas em todo o Brasil, reunindo famílias, em um verdadeiro encontro de gerações. Além disso, são eventos que também têm uma contribuição importante no desenvolvimento social e econômico para o Estado. Portanto, precisamos nos mobilizar para que qualquer tipo de proibição, ou de ações que impeçam a realização destes eventos não aconteça. Por isso tivemos a iniciativa de criar esta Frente Parlamentar com deputados do RS e já estamos, através da UNALE, motivando outras assembleias legislativas do Brasil para que tomem a mesma iniciativa”, ressalta o deputado Ernani Polo.  

 

COMPARTILHE ESTA PÁGINA


<< voltar
Cadastre-se e receba todas as novidades do Deputado Ernani Polo.
Acompanhe na rede
Onde nos encontrar
Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 11º andar - Sala 1102
Fone: 51. 3210.1711
email - ernani.polo@al.rs.gov.br