Notícias - Ernani Polo
Publicada em 13/03/2018.

Necessidade de capacitação e manejo adequado são temas do Fórum Estadual do Leite na Expodireto

     Com o auditório central da Expodireto lotado, foi realizada a 14ª edição do Fórum Estadual do Leite, que nesta edição abordou as perspectivas do setor para 2018 e também sistema de confinamento e produção a pasto. O Secretário Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, destacou a importância dos debates para o setor, que enfrenta dificuldades com preço para o produto gaúcho. Ressaltou a necessidade de revisão do Mercosul, como forma de redefinir acordos para o fortalecimento da cadeia produtiva e destacou também a importância da prospecção de novos mercados como a oportunidade de novos horizontes para o setor do RS.

 

 O primeiro palestrante foi Renato Nogueira, zootecnista da CCGL que falou sobre o sistema de confinamento, apresentando bons resultados desta prática. Destacou ser fundamental a elaboração de projetos corretos, com atenção a detalhes como ventilação eficaz e aspersão, manejo permanente, alimentação e iluminação para levar o maior bem estar aos animais, para que possam produzir o máximo em litros de leite diários.

 

Já o Engenheiro Agrônomo Wágner Beskow, discorreu sobre os desafios do sistema de produção a pasto, para obtenção de alta eficiência.  Citou a distância até o piquete de acordo com a topografia predominante, a qualidade do passo ofertado de forma abundante, a qualidade da silagem, o cuidado do estresse potencial por calor. Afirmou haver retorno após 4 anos.

 

Após, o painelista foi Marcelo de Carvalho, da Agripoint consultoria, que destacou projeção de recuperação do valor pago pelo litro do leite aos produtores para 2018. Carvalho destacou que as importações realizadas ano passado foram 30% menores do que em 2016 e não seriam responsáveis pelo baixo valor do litro do leite.

 

Também fizeram uso da palavra dois produtores de leite. Augusto Hoffstaedter da agropecuária Hortênsia de Victor Graeff, que possui propriedade modelo onde faz confinamento de gado de leite e Valdir Jacoby, produtor de Selbach, que desenvolve sistema a pasto com eficiência.

COMPARTILHE ESTA PÁGINA


<< voltar
Cadastre-se e receba todas as novidades do Deputado Ernani Polo.
Acompanhe na rede
Onde nos encontrar
Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 11º andar - Sala 1102
Fone: 51. 3210.1711
email - ernani.polo@al.rs.gov.br