Notícias - Ernani Polo
Publicada em 09/02/2018.

Brasil cobra celeridade da Coreia do Sul para importaçāo de carne suina brasileira

A comitiva brasileira que está em missão na Ásia, chefiada vice ministro e secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Eumar Novacki e acompanhada pelo Secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, reuniu-se com representantes do governo da República da Coreia para acelerar tratativas para exportação de carne suína para o país asiático e encaminhamento de outras demandas do agro. O primeiro encontro foi realizado com representantes do Ministério de Segurança Alimentar e Medicamentos da Coreia. Também a delegação brasileira esteve com membros do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais do país. Foi reiterada a necessidade da celeridade nas tratativas finais com os asiáticos para a exportação de carne suína e evolução nas tratativas para a exportação da carne bovina brasileira.

O Secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação do RS, Ernani Polo, destaca também possibilidades para tratativas relacionadas a aumento do fluxo comercial de carne de frango, bem como negócios envolvendo ovos, derivados de leite e frutas (especialmente uva e maçā). O arroz gaúcho também foi oferecido  aos dirigentes coreanos, neste caso para atenderem nichos de mercado, tendo em vista que o consumo predominante na Coreia é o Japônico e nāo o Índico.“ Percebemos um grande potencial de negócios dos produtos brasileiros, especialmente gaúchos, para a Coréia, que possui um PIB elevado e pretende ampliar mercados, focando também no Mersocul.  A iminente abertura para a carne suína brasileira, em um primeiro momento importada de Santa Catarina, por ser um Estado livre de aftosa sem  vacinação, pode possibilitar, brevemente, um espaço para a produção suína do RS. Neste sentido, entregamos ao Ministro Novacki e ao Embaixador brasileiro Luiz Fernando Serra, uma análise de risco da produção suína do RS, elaborada pelo setor, que demonstra a qualidade sanidade elevada da suinocultura gaúcha e risco desprezivel de transmissão de febre aftosa pela carne suína. O documento será tratado pelo embaixador brasileiro com as autoridades coreanas para que possamos avançar nesta questão”, ressalta o secretário Ernani Polo.  

O secretário Ernani Polo também aproveitou para entregar as autoridades coreanas convites para a visitação da Expodireto e Expointer agora em 2018.

O ministro Eumar Novacki destacou a importância da parceria comercial com a Coreia. “De fato, é muito importante para o Brasil concluir, com rapidez, a exportação de carne suína para a Coreia. Essa é uma pauta prioritária para o governo brasileiro”. No final do ano passado, o Mapa destinou um adido agrícola para tratar das questões comerciais junto à Embaixada do Brasil na Coreia. A intenção do ministério com o apoio técnico é facilitar e acelerar as tratativas com os coreanos sobre os temas ligados a agropecuária. Segundo autoridades coreanas, a carne suína está na fase final da liberação e o país avalia a possibilidade de importar carne bovina do Brasil. Como contrapartida comercial, a Coreia quer um Acordo de Livre Comércio com o Mercosul.

Os principais produtos exportados para a Coreia são milho, soja, carne de frango e café. A carne de frango brasileira representa 65% do volume de exportações. Também se destaca a venda de manga brasileira e estão em análise o comércio de mexerica, mamão e melão.

A missão governamental e empresarial segue para cumprir agendas em Singapura, Indonésia, Malasya e Emirados Árabes Unidos.

Objetivo da Missão

Nesta missão, temas como a promoção comercial, sanidade animal e vegetal, investimentos, infraestrutura, importação e exportação de produtos e segurança alimentar fazem parte dos debates da delegação nacional com as autoridades de Governo. A comitiva brasileira está composta por integrantes do Mapa, do poder executivo nacional, de governos estaduais e de representantes de empresas e entidades ligadas ao agronegócio.

COMPARTILHE ESTA PÁGINA


<< voltar
Cadastre-se e receba todas as novidades do Deputado Ernani Polo.
Acompanhe na rede
Onde nos encontrar
Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul
Avenida Getúlio Vargas, 1384 - Menino de Deus
Fone: 51. 3288.6200
email - ernani.polo@al.rs.gov.br