Notícias - Ernani Polo
Publicada em 01/02/2018.

Ex-secretário João Jardim entrega documentação com mais de 50 anos de história da Secretaria ao titular da pasta, Ernani Polo

 

Na tarde desta quarta-feira (31), o secretário da agricultura, pecuária e irrigação Ernani Polo, recebeu a visita do ex-secretário da pasta, João Jardim, que assumiu a SEAPI no período de 1983 a 1986.
 
O ex-secretário entregou ao titular uma documentação que reúne mais de 50 anos de história da pasta, material reunido e organizado pelo próprio secretário, a fim de iniciar um resgate da trajetória da Secretaria da Agricultura para, posteriormente, transformar-se em um memorial. 
 
"A história da Secretaria da Agricultura se confunde com a história do Rio Grande do Sul. Precisamos fazer este resgate destes documentos que representam as mudanças e a evolução do nosso Estado no setor primário", destacou joão Jardim.
 
Para o secretário Ernani Polo, o Rio Grande do Sul sempre foi pioneiro no país em várias ações: "nosso Estado tem um espírito inovador no que tange ao setor primário, e muitas vezes foi a SEAPI quem fomentou, organizou e tornou as idéias uma realidade. A Secretaria é um espaço de fomento à produção, parceira do homem do campo e de todos os elos que envolvem a produção agropecuária, desde o plantio até a mesa do consumidor", salientou Ernani Polo. 
 
A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação foi criada em 26 de junho de 1935, durante a gestão do Governador José Antônio Flores da Cunha e denominada como Secretaria da Agricultura, Indústria e Comércio, teve como primeiro secretário Raul Pilla, que esteve a frente da pasta no período entre 3 de fevereiro e 6 de novembro de 1936. Desde então, o órgão promove projetos e parcerias com todos os envolvidos nas cadeias produtivas da agropecuária do Rio Grande. Iniciativa que visa garantir renda ao produtor e, também, a qualidade dos alimentos que são vendidos e consumidos nos lares gaúchos, brasileiros e, até mesmo, de fora do país.
 
Responsável pelas políticas públicas de auxílio institucional e técnico a produtores, a Secretaria tem como missão certificar e fiscalizar as diversas atividades agropecuárias, além de promover eventos de divulgação do setor primário.
 
Também estavam presentes o assessor do senador Lasier Martins, Leonardo Ribeiro, o diretor geral Antônio Machado de Aguiar, o diretor do DDA, Antônio de Quadros Ferreira Neto, o chefe de gabinete, João Seibel e o coordenador das Câmaras Setoriais da Citricultura e Olivicultura, Paulo Lipp João.

 

 

COMPARTILHE ESTA PÁGINA


<< voltar
Cadastre-se e receba todas as novidades do Deputado Ernani Polo.
Acompanhe na rede
Onde nos encontrar
Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul
Avenida Getúlio Vargas, 1384 - Menino de Deus
Fone: 51. 3288.6200
email - ernani.polo@al.rs.gov.br