Notícias - Ernani Polo
Publicada em 08/12/2017.

Conferência Estadual do Solo e Da Água ressalta necessidade de manejo adequado

A necessidade do  manejo adequado do solo, com a devida descompactação do mesmo e a retenção de água nas propriedades, para uma melhor produtividade com sustentabilidade, foi tema da 3ª Conferência Estadual do Solo e da Água realizada no Setrem em Três de Maio, promovida  pela  Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação, em conjunto com as Secretarias do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e da Educação, com apoio da Emater.

A primeira parte da programação abordou o tema: “A pesquisa, o ensino e a transferência de tecnologia em uso, manejo e conservação do solo e da água no programa”, com Jorge Lemaisnki, da Embrapa, e Ivo Lessa, da Sargs. Lemanski  ressaltou o trabalho que vem sendo realizado há décadas pela Emprapa Trigo, nos estudos visando a conservação do solo e da água. Destacou a importância da transferência de informações aos agricultores para que atuem na descompactação do solo,  segurando a água na propriedade, com o manejo adequado. “ É fundamental mantermos um solo fértil, usando conceitos e preceitos da agricultura conservacionista”, ressalta Lemanski.

                Ivo Lessa, da Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul focou nos treinamentos de profissionais para atuação no programa e na formação de multiplicadores visando a extensão do mesmo e consolidação em todo o Estado.

Já pela secretária do Ambiente,  Nelson Neto de Freitas trouxe o assunto “Zoneamento ecológico-econômico do Rio Grande do Sul”, como ferramenta essencial em ganho de banco de dados, para qualificar o conhecimento adquirido também na área agrícola. Segundo ele, é necessário se estabelecer um entendimento junto a sociedade para que o zoneamento se efetive, olhando-se o ambiente como um todo para a melhora da qualidade de vida de todos

Na parte da tarde, Elvison Ramos, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e Jackson Brilhante (Seapi) discorreram sobre a contribuição do Plano ABC na conservação do solo e água, bem como as perspectivas e resultados. Ramos ressaltou a importância do desenvolvimento sustentável aplicado a agropecuária, pela conservação dos recursos naturais. “ Falar em sustentabilidade é pensar em conceitos culturais, sociais, econômicos e preservação de recursos naturais”, ressaltou. Elvison Ramos também apresentou a proposta de política nacional de uso, manejo e conservação do solo e da água.

Ainda durante a tarde, o professore da Universidade Federal de Santa Maria, Jean Minela, discorreu sobre ações e resultados do Projeto Mais Água.  O técnico Jackson Fiorin, da CCGL, falará sobre a assistência técnica e a extensão rural referente às cooperativas e dois alunos da Escola Técnica Estadual Fronteira Noroeste de Santa Rosa abordaram o tema de fossa séptica biodigestor: alternativa de saneamento ambiental nas propriedades rurais.

As atividades da conferência primeiro dia foram encerradas com engenheiro agrônomo da Emater e coordenador do programa, Edemar Streck, que apresentou os resultados de 2017 e as ações para 2018 direcionadas ao uso, manejo e conservação do solo e da água.

Nesta sexta-feira (8), será realizada visita à propriedade do produtor Félix Sartor, primeiro colocado no Concurso Agricultor Conservacionista do Solo e Produtor de Água, em Carazinho, Três de Maio. A programação terá início às 8h30, com visita às estações do campo. Às 12h30, no CTG Tropeiros do Buricá, ocorrerá o almoço e a entrega das premiações para agricultores, técnicos e jornalistas.

COMPARTILHE ESTA PÁGINA


<< voltar
Cadastre-se e receba todas as novidades do Deputado Ernani Polo.
Acompanhe na rede
Onde nos encontrar
Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul
Avenida Getúlio Vargas, 1384 - Menino de Deus
Fone: 51. 3288.6200
email - ernani.polo@al.rs.gov.br