Notícias - Ernani Polo
Publicada em 01/12/2017.

Porto de Las Palmas, nas Ilhas Canárias, prospecta exportações de produtos gaúchos

Reunião nesta terça-feira (28) em Porto Alegre reuniu representantes do Porto visando novos negócios, aproveitando facilidade logística e geográfica da região portuária

 Uma reunião de trabalho realizada na Fiergs, em Porto Alegre, trouxe ao debate para o setor produtivo gaúcho a possibilidade de prospecção de exportações via Porto de Las Palmas, nas Ilhas Canárias, que pertence a Espanha. Por iniciativa do secretário da agricultura, Ernani Polo, a partir de recente viagem realizada a Madrid, na companhia do ministro adjunto da agricultura, Eumar Novacki, houve a concretização desta agenda na capital gaúcha para discutir esta iniciativa, que contou com apoio da Secretaria de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento/MAPA.

 A delegação Espanhola é composta pelo Gerente da Fundação do Porto das Ilhas Canárias, Sergio Galvan, pelo presidente dos estivadores Canários, Miguel Rodriguez, por Bernardino Rivero, Conselheiro do Grupo Logístico La Luz Market, Alexandre Bolson, assessor para assuntos com o Mercado Brasileiro e Inigo Balerdi, encarregado de desenvolvimento de negócios com o Brasil. A comitiva veio a Porto Alegre acompanhada do diretor da secretaria de relações internacionais do Mapa, Evaldo da Silva Júnior. Estavam presentes entidades do setor primário do RS e empresários.

 O Porto de Las Palmas pode tornar-se importante ponto de referência  logístico, para produtos brasileiros, tais como frutas, grãos, carnes, máquinas e implementos, principalmente para atender a África, além do sul da Europa.

 Esta realidade foi defendida por Sérgio Galvan, gerente da fundação do Porto das Ilhas Canárias e que fez apresentação de toda a infraestrutura. Galvan destacou o potencial do porto, que tem fluxo de milhares de contêineres anuais. Entre as vantagens citadas estão trâmites simplificados, flexibilidade de armazenamento de mercadorias, menor custo de transporte visando as exportações para o continente africano, onde já atendem cerca de 30 país. Além de reparos de navios e abastecimento, o Porto está construindo um centro logístico de grande porte para ampliar suas possibilidades. Segundo Galvan, o Brasil tem muito a exportar para a África, pois a demanda em relação a grãos é muito pequena. “Buscamos parcerias com produtores com capacidade exportadora e que estejam prospectando novos mercados”, salientou.

 “Esta reunião é mais um dos resultados da missão que realizamos na Espanha, com o ministro adjunto da agricultura, Eumar Novacki, quando agendamos este importante encontro. Este porto tem uma posição estratégica, muito próxima ao continente africano, o que facilitaria a exportação de nossos produtos. Espero que possamos avançar nas negociações, pois há muita demanda de alimentos e podemos, pela qualidade de nossa produção, abrir novos mercados.  Recebemos o convite para a visita às Ilhas Canárias onde poderemos estreitar ainda mais as relações comerciais, visitando a infraestrutura portuária, organismos oficiais e importadores. É uma grande oportunidade de exportações que inicia a se abrir para os produtos agropecuários gaúchos”, destaca o secretário da agricultura Ernani Polo.  

 " Consideramos que a alternativa de uso do Porto de Las Palmas para nossos produtos é muito interessante, pois evitaria a ida dos mesmos até o Porto de Rotterdam, na Holanda, para que depois regressem para a África. Desta forma ganharíamos de 6 a 10 dias de deslocamento. Portanto esta questão logística é importante. Outro ponto é que o Porto de Las Palmas é um Hub de processamento e exportação de produtos, o que possibilitaria também o ingresso dos mesmos na União Européia”, destaca Evaldo da Silva Júnior, do Ministério da Agricultura.              

 Ainda no final da tarde a comitiva de Las Palmas apresentou a infraestrutura e as possibilidades do Porto também ao governador José Ivo Sartori.

 Estiveram presentes também na reunião na Fiergs Marcos Oderich, representando a Fiergs e Kurt Ziegler, coordenador de Comércio Exterior da Federação; Janir Branco, diretor do Porto de Rio Grande; representantes de federações, cooperativas e entidades ligadas ao setor.

COMPARTILHE ESTA PÁGINA


<< voltar
Cadastre-se e receba todas as novidades do Deputado Ernani Polo.
Acompanhe na rede
Onde nos encontrar
Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul
Avenida Getúlio Vargas, 1384 - Menino de Deus
Fone: 51. 3288.6200
email - ernani.polo@al.rs.gov.br