Notícias - Ernani Polo
Publicada em 06/11/2017.

Câmara Setorial solicita diferimento do ICMS do milho em operações entre cerealistas

Na tarde desta terça-feira (31), a Câmara Setorial do Milho reuniu-se no auditório da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação, para tratar sobre o diferimento do ICMS e sobre a abertura da colheita do grão, que ficará a cargo da Associação dos Produtores de Milho do Rio Grande do Sul (Apromilho). Também foram ouvidos os relatos sobre a reunião técnica anual da pesquisa do milho e sorgo.

 

A partir da reunião, foi elaborado ofício a ser encaminhado à Secretaria Estadual da Fazenda, solicitando o diferimento de ICMS devido nas operações realizadas entre empresas do Rio Grande do Sul, visando à armazenagem e venda do produto em época apropriada.

 

 De acordo com o documento, assinado pelo secretário Ernani Polo, devido à deficiência de armazéns no Estado e pela necessidade de dar liquidez ao mercado, muitas empresas acabam exportando milho, já que as agroindústrias nem sempre conseguem fazer estoques de milho no momento da safra, no entanto tem o consumo distribuído ao longo dos 12 meses do ano. Neste sentido, o diferimento do ICMS favorecerá a realização de negócios entre empresas que não sejam consumidoras finais do produto e ajudarão a reter o milho dentro do Estado, tendo em vista que a oferta do produto no Rio Grande do Sul geralmente apresenta um déficit em relação ao consumo.

 

Sobre a abertura da colheita do milho, o novo Presidente da APROMILHO, Ricardo Meneghetti, informou que pretende dar continuidade aos trabalhos iniciados pelo presidente anterior, Claudio Luis de Jesus (in memorian) que conduziu as edições passadas. De acordo com Meneghetti, "até o momento ainda não temos município definido, mas isto será decidido nos próximos dias em conjunto com produtores do Estado e entidades parceiras, inclusive com apoio do setor", explicou.

 

 Estavam presentes o coordenador das Câmaras Setoriais e Temáticas da SEAPI, Rodrigo Rizzo, o coordenador da Câmara Setorial do Milho, Valdomiro Haas, de representantes da Secretaria da Fazenda, Eduardo Jaeger, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Paulo Roberto Silva, da ACERGS, Carlos Vaccaro e Alceu Mendes, da Apromilho, Ricardo Meneghetti, da Emater, Rogério Mazzardo e Dulphe Pinheiro Machado, do Sips, Rogério Kerber, da Ocergs, Valeska Takashi Ilha, da Fiergs, Tania Sette, da Fecoagro, Sérgio Feltraco, da Asgav, José Eduardo dos Santos e da BBM, Ovídio Ferronato.

COMPARTILHE ESTA PÁGINA


<< voltar
Cadastre-se e receba todas as novidades do Deputado Ernani Polo.
Acompanhe na rede
Onde nos encontrar
Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul
Avenida Getúlio Vargas, 1384 - Menino de Deus
Fone: 51. 3288.6200
email - ernani.polo@al.rs.gov.br