Notícias - Ernani Polo
Publicada em 16/10/2015.

Representantes do arroz na Nigéria conseguem isenção da tarifa de importação

Representantes do setor arrozeiro na missão brasileira na Nigéria conseguiram a isenção da tarifa de importação sobre o arroz, que em 2013 foi sobretaxada em 110%. A decisão foi anunciada ontem (15) pelo diretor geral aduaneiro daquele país em entrevista num programa de televisão em cadeia local, informou o diretor comercial do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Tiago Barata, que representa o governo do Estado na missão que está na Nigéria. Na manhã desta sexta-feira (16), Barata e a comitiva brasileira embarcam para Dubai.

 

“Depois de uma série de argumentações, conseguimos convencer o governo que é interessante para o país nos dar condições de importação e isso vai ser muito positivo para o arroz brasileiro e acredito que a partir daí vamos retomar o mercado que até 2013 era o nosso principal”, disse Barata. Entre março de 2011 e fevereiro de 2013, a Nigéria importou mais de 750 mil toneladas de arroz de base casca do Brasil. Em 2015, houve apenas uma importação de 16.283 toneladas. Hoje, os principais exportadores para aquele país são a Tailândia e a Indonésia.

 

Segundo Barata, o governo nigeriano aumentou a tarifa de importação buscando fomentar a produção local que hoje não é suficiente para atender a demanda doméstica. No entanto, as importações continuaram correndo e a produção local não aumentou, disse.

 

Para o secretário Ernani Polo, este é um avanço para o setor: "É um passo extremamente importante para o setor arrozeiro gaúcho, que produz quase 70% da produção nacional, e essa retirada através desse trabalho feito possibilita a retomada das exportações do arroz, que a Nigéria tem um potencial muito grande de compra como ja aconteceu no passado. Isto cria uma nova perspectiva e uma expectativa muito positiva pro setor orizícola", explicou.

 

O canal para um acordo foi aberto durante visita do embaixador nigeriano no Brasil, Adamu Azimeyeh Emozozo, ao governo do Rio Grande do Sul, no mês de setembro, que foi recebido pelo secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, e pelo presidente do Irga, Guinter Frantz e o diretor comercial, Tiago Barata.

COMPARTILHE ESTA PÁGINA


<< voltar
Cadastre-se e receba todas as novidades do Deputado Ernani Polo.
Acompanhe na rede
Onde nos encontrar
Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul
Avenida Getúlio Vargas, 1384 - Menino de Deus
Fone: 51. 3288.6200
email - ernani.polo@al.rs.gov.br